Como será a China no papel de superpotência?

Atualizado em 23 de dezembro de 2012 às 18:01

Vai ser muito diferente dos EUA. Por quê? Porque a sua história é muito diferente

 

 

Pequim nos dias de hoje está pulsando com um debate. A China pode não ter a pompa de uma democracia ocidental, mas é agora a casa das discussões mais importantes e interessantes do mundo.

Quando falei numa palestra para jovens diplomatas chineses no Ministério de Relações Exteriores um ano atrás, era bem claro que um debate fascinante está em curso sobre o tipo de política externa apropriado para o poder global que a China está em vias de exercer.

O que vai ser a China como uma superpotência? Você pode pensar que ela já é – mas não é verdade.

Seu poder militar é insignificante se comparado ao dos EUA. Enquanto a América tem 11 porta-aviões, a China só encomendou seu primeiro mês passado – cuja base, de todas as coisas, era um casco ucraniano.

E sua influência política global ainda é extremamente limitada.

A China só é uma superpotência no sentido econômico – isto é, a sua economia já tem mais da metade do tamanho da economia dos EUA e está projetada para ultrapassá-la por volta de 2018, não obstante a sua reduzida taxa de crescimento de 7%. Mas isso decorre esmagadoramente em função da enorme população chinesa. Em termos de tecnologia e de padrões de vida, ela fica muito atrás dos EUA.

Portanto, quando falamos da China como uma superpotência, estamos falando do futuro.

Uma reação comum à ideia da China como uma superpotência é que ela vai ser como os EUA – exceto pior. Pior, porque não é uma democracia, tem um governo comunista e porque seu povo não é como nós. Eu acho que isso causa algum nervosismo.

Na verdade, não devemos esperar que a China se comporte da mesma maneira que os Estados Unidos. Vai ser muito diferente. E nem devemos presumir que será necessariamente pior.

Por que é que vai ser diferente? Porque a sua história é tão diferente. Artigos sobre o crescente envolvimento da China na África – em termos de comércio e investimentos – muitas vezes falam do “novo colonialismo”.

Cuidado com a ignorância histórica. A China nunca colonizou quaisquer territórios ultramarinos. Impérios ultramarinos eram uma especialidade europeia, assim como o Japão um curto período.

A China poderia ter colonizado o sudeste da Ásia, por exemplo, no início do século 15. Ela tinha os recursos, ela tinha enormes navios, muito maiores do que qualquer coisa que a Europa possuía na época. Mas isso não aconteceu.

Isso não quer dizer que a China ignorou seus vizinhos. Pelo contrário. Por muitos, muitos séculos ela os dominou – como resultado de seu tamanho e nível muito mais avançado de desenvolvimento. O relacionamento da China com eles foi baseado não no colonialismo, mas no que hoje conhecemos como sistema tributário. Ela não os governava e nem ocupou-os. Pelo contrário, em troca de acesso ao mercado chinês e várias formas de proteção, os governantes desses estados eram obrigados a dar presentes – tributos – ao imperador, como um reconhecimento simbólico da superioridade da China.

O sistema tributário compreendia o que hoje conhecemos como a Ásia Oriental, que abriga um terço da população do mundo. Estendia-se do Japão e da Coreia até a Península Malaia e partes da Indonésia. Mostrou-se notavelmente estável, com duração de pelo menos 2 000 anos e só chegou ao fim por volta de 1900.

O Ocidente e a China compartilham uma característica importante – ambos acreditam que são universais, um modelo para todos os outros. Mas a maneira como interpretaram isso na prática tem sido completamente diferente. Para a Europa e, ultimamente, os Estados Unidos, isso significava projetar seu poder ao redor do mundo, mais espetacularmente durante o auge do colonialismo na metade do século 19 e primeira metade do século 20, quando uma grande parte do planeta se encontrava sob o domínio europeu.

Nós governamos de longe, exportamos nossos modos de fazer as coisas, impomos nossas línguas, nossa educação, nossa religião e muito mais.

Os chineses, ao contrário, preferiram ficar em casa. Eles acreditavam que o Império do Meio, o nome antigo para a China, que significa literalmente “o centro do mundo”, foi a mais elevada forma de civilização. Então, por que se misturar aos bárbaros?

As sete grandes viagens de Zheng He, entre 1405 e 1433, por todo o Oriente e os Mares do Sul da China e em todo o oceano Índico, tanto quanto a África Oriental, não deixaram nenhuma marca permanente – eram para demonstrar a glória do Império do Meio, em vez de um desejo de conquistar. Aqueles que deixaram a China em troca do Sudeste Asiático foram vistos como abandonando a civilização e merecedores de nenhum apoio ou proteção do Imperador.

Compare isso com a maneira que a Grã-Bretanha e a França celebraram os heróis da sua expansão colonial. As nossas cidades estão cheias de estátuas e nomes de ruas em sua memória.

Não há outra razão pela qual os chineses tendem a ficar em casa. O país é enorme, diversificado – e extremamente difícil de governar. A preocupação esmagadora de seus governantes ao longo dos séculos tem sido a forma de manter a ordem e a estabilidade e, assim, manter o poder.

Em vez de olhar para fora, os líderes chineses olham para dentro. A sua expansão, em vez de para os quatro cantos do mundo, foi confinada ao seu próprio continente.

O exemplo mais dramático foi a marcha para o oeste da dinastia Qing, a partir de meados do século 17, que, em uma série de guerras sangrentas e brutais, dobrou o tamanho físico da China.

Então, você pode perguntar, o que toda essa história nos diz sobre como a China pode se comportar como uma grande potência global? Como um grande negócio.

A Europa, eu diria, tem sido historicamente um continente extremamente agressivo e expansionista. Sua própria história tem sido caracterizada por guerras intermináveis​​que foram então transplantadas para um cenário global durante a época da expansão colonial e da guerra mundial. Poderio militar, a projeção de poder em todo o mundo, e o desejo de impor nosso modo de vida aos outros, se necessário pela força, têm sido fundamentais para a história europeia.

E não é difícil ver como os EUA herdaram essas características de nós.

A China não vai ser assim. Não está no seu DNA. Seus governantes estão muito menos interessados em dominar o resto do mundo e muito mais preocupados em manter-se no poder. Isso é o que um país que contém um quinto da população mundial é obrigado a fazer. Quando Xi Jinping se tornar líder no próximo mês, sua agenda, como aconteceu com Hu Jintao antes dele, será esmagadoramente cheia de questões internas, ao invés de estrangeiras.

Com o tempo a China vai certamente desfrutar de enorme poder global. Ele será exercido, no entanto, de uma maneira um pouco diferente.

A forma icônica do poder ocidental tem sido militar. A expansão colonial europeia só foi possível por causa da sua capacidade de combate massivamente superior à do resto do mundo.

Esse tipo de poder militar arrogante nunca foi realmente uma característica chinesa.

O poder chinês será primordialmente econômico e cultural. Com o tempo, a força econômica da China – dado o tamanho de sua população – será gigantesca, muito maior que a de os EUA em seu apogeu. Hoje, mesmo com seu nível atual de desenvolvimento baixo, a China é o principal parceiro comercial de uma multidão de países ao redor do mundo. E com o poder econômico virão o poder político proporcional e a influência. A China, se o desejar, será capaz de dobrar muitos outros países à sua vontade.

Poder cultural também será importante para os chineses. É uma civilização notável – tendo desfrutado de um lugar ao sol não uma, mas várias vezes. Durante a dinastia Tang, por exemplo, do século 7 ao século 10 e, notavelmente, durante a dinastia Song, do século 10 ao século 13, com grandes avanços em uma série de campos da biologia e da engenharia hidráulica até a arquitetura, a medicina, a matemática e a cartografia.

Os chineses são muito orgulhosos de suas conquistas históricas. Eles acreditam que a sua é a maior civilização que já existiu.

Têm um forte senso de sua própria superioridade enraizado na história. Sempre tiveram uma visão hierárquica do mundo, com a China no topo. E a ascensão da China vai provavelmente acentuar esses pontos de vista.

Em 1972, Henry Kissinger fez uma pergunta famosa a Zhou En Lai, o ex-premiê chinês, sobre o que ele achava da Revolução Francesa. A resposta de Zhou En Lai: “É muito cedo para saber”.

Os chineses têm uma concepção completamente diferente de tempo para os ocidentais. Se os americanos pensam em muito curto prazo, os chineses pensam em muito longo prazo.

Para eles, um século não é nada.