Enfim uma série sobre nada: o novo programa de Jerry Seinfeld

Atualizado em 14 de agosto de 2012 às 9:55

 

"Te contei aquela sobre a lua de mel do Hitler?"

“Você é como um reizinho, não é?” Ricky Gervais está numa mesa conversando com Jerry Seinfeld. “Se quiser dar uma volta de carro com alguém que viu na tevê, é só ligar e a pessoa atende”.

É disso que trata a nova websérie do co-criador de SeinfeldComediantes em Carros Tomando Café.  Ela é transmitida no site Crackle, da Sony. Gervais participou do primeiro episódio, Larry David do segundo, o meia boca Brian Regan do terceiro. O próximo é com Alec Baldwin. Michael Richards, o Kramer, já gravou sua participação.

Como o próprio Larry diz: “Enfim, você conseguiu fazer um seriado sobre o nada”. Esse era o mote Seinfeld – que, na verdade, era um comentário mordaz e inteligente sobre montes de coisas, como sexo, amizade, masturbação, alienação etc etc.

O nome é literal: Jerry pega seus colegas em um dos carros de sua coleção de clássicos, dá umas voltas (Gervais o chama de maníaco por causa da acelerada no Austin-Healey 67 inglês) e para em um diner para tomar um café. O merchandising dos carros e da bebida não é minimamente disfarçado, o que, francamente, não chega a ser um problema.

Não tem roteiro e nem grandes ou pequenos insights – mas é sempre bom ver dois caras muito engraçados e talentosos conversando e rindo. Larry David, a certa altura, conta que seu casamento acabou porque sua mulher não aceitava que ele preferisse chá a café. Gervais é o único que conta o que mais se aproxima de uma piada, sobre a pior lua de mel de todos os tempos: a de Hitler.

Não espere a genialidade de Seinfeld. Parece mais a diversão de um humorista milionário (ah sim, a ideia não chega a ser original, também: em 2010, o inglês Robert Llewellyn criou um talk show chamado Carpool em que o convidado era recebido num Toyota Prius.) Mas é a melhor coisa sobre o nada que você já viu desde o Jornal Nacional.