O pecado de Van Gaal

Atualizado em 9 de julho de 2014 às 21:41

Argentina's Romero saves the penalty of Vlaar

Ladies & Gentlemen:

A semifinal entre Argentina e Holanda simbolizou o que foi a Copa do Mundo de 2014.

O melhor esteve fora dos estádios: nas belezas naturais do Brasil, na surpreendente organização, no acolhimento caloroso do povo brasileiro aos estrangeiros – torcedores e jogadores.

O futebol, em si, foi fraco, a exemplo do que vem acontecendo pelo menos desde 2002, quando o Brasil teve uma equipe formidável sob o comando de Ronaldo.

Basta dizer, no caso de Argentina e Holanda, que o herói argentino não foi Messi – mas o goalkeeper Romero, que se agigantou na cobrança dos pênaltis e defendeu dois. Um detalhe notável é que ele, com franqueza completa, atribuiu as defesas à sorte.

Foram 120 minutos truncados, feios, emocionantes apenas por se tratar de uma semifinal.

Van Gaal, o técnico holandês, pecou onde antes brilhara. Ele deveria ter repetido a troca de goleiros na hora dos pênaltis.

O fator surpresa não existiria, mas Krull seria um fator potente de intimidação para os cobradores argentinos.

Armas que funcionam uma vez devem ser usadas uma segunda vez.

Reparem a diferença de atitude dos dois goleiros. O argentino parecia um muro intransponível. O holandês, uma cerca de meio metro.

A maior beleza do futebol, hoje, repousa na tecnologia. Câmaras em grande quantidade e efeitos especiais fazem, depois, em lances selecionados, o jogo parecer muito melhor do que foi.

E a Alemanha, vocês podem perguntar, não mostrou ser uma equipe assombrosamente boa ao bater o Brasil por 7 a 1?

Não. Ali o que houve foi um jogo de um time só, um acidente que só ocorre a cada cem ou duzentos anos.

Até minha Inglaterra teria goleado o Brasil na terça-feira, e quem conhece a nossa crônica dificuldade de ganhar e, pior ainda, de fazer gols vai entender o que quero dizer.

Argentina e Alemanha farão um jogo que tem tudo para repetir o de hoje, 120 minutos de futebol rarefeito.

Minha aposta, sem convicção, será na Argentina, porque Messi pode surpreender. Mas entendo que, no final, vencerá não o melhor, o mais brilhante, o time para entrar na história.

Vencerá, em resumo, o menos ruim.

Sincerely.

Scott

Tradução: Erika Kazumi Nakamura

Compartilhar
Artigo anterior“Sinto falta de ter uma vida normal”: Miruna, filha de José Genoino, fala ao DCM
Próximo artigoO pecado de Van Gaal
Aos 53 anos, o jornalista inglês Scott Moore passou toda a sua vida adulta amargurado com o jejum do Manchester City, seu amado time, na Premier League. Para piorar o ressentimento, ele ainda precisou assistir ao rival United conquistando 12 títulos neste período de seca. Revigorado com a vitória dos Blues nesta temporada, depois de 44 anos na fila, Scott voltou a acreditar no futebol e agora traz sua paixão às páginas do Diário.