A sentença de morte da maior revista semanal de informações do mundo

Atualizado em 7 de março de 2013 às 10:41

A empresa que é dona da mítica Time se desfaz de sua divisão de revistas para impedir que ela afunde a área de entretenimento.

TIME+Magazine+front+cover+-+Oscar+Pistorius

Na semana passada, o Diário publicou um texto do colunista de assuntos digitais do New York Times, David Carr, sobre as negociações em torno da maior editora de revistas dos Estados Unidos. Decidimos republicá-lo agora por causa da decisão oficial da Time Warner de se desfazer de suas revistas, para preservar a área saudável do grupo, o entretenimento.  O dramático fim de vida da Time é provavelmente o símbolo maior, até aqui, da espantosa diminuição da importância das revistas como mídia, diante do avanço da internet.

POR DAVID CARR

Na quarta-feira, a Time Inc., a maior editora de revistas dos Estados Unidos, ficou do lado errado de uma vala profunda. Sua empresa controladora, a Time Warner, que tem uma ampla e lucrativa gama de ativos de entretenimento, estava fazendo planos para desmembrar boa parte do que sobrou da unidade de mídia impressa em um casamento forçado com a Meredith, companhia do Midwest.

Ao fazer a ruptura com sua divisão de impressão, a Time Warner está seguindo um caminho estabelecido pela News Corporation, que anunciou no ano passado que suas ações de entretenimento e de impressão seriam separadas. As ações atingiram a maior alta em cinco anos quando o plano foi lançado em junho passado, e, em algum momento do próximo verão (no Hemisfério Norte), as duas companhias – Fox Group e News Corporation – permitirão que os ativos de rápido crescimento de cinema e televisão crescerão livres do legado da mídia impressa.

A mídia impressão pode ter perdido seu valor entre consumidores e anunciantes em uma era digital, mas os investidores têm uma motivação mais profunda. Eles vêem pouca possibilidade de que o negócio como um todo se endireite, ainda mais se comparado à televisão a cabo e aos filmes, que estão agora no epicentro do negócio da mídia.

A Time Inc. pode ter batizado a Time Warner, mas há muito tempo perdeu importância. O lucro da Time Inc. caiu 5% no ano passado e sua fatia agora contribui com menos de 12% das vendas totais da empresa. O edifício da Time & Life, em Midtown, Manhattan, foi muito reverenciado como um totem do negócio editorial. Para as pessoas da indústria que cresceram quando as coisas estavam boas, a Time Inc. era uma lenda, tendo crescido não apenas com a força de seu jornalismo, mas com as histórias de editores com salas do tamanho de quadras de squash e carrinhos de bebidas alcoólicas que espalhavam pela redação alegria e uma aura de privilégio.

Mas a notícia de uma possível venda de sua divisão de revistas veio em um momento em que a Time Inc. está demitindo cerca de 6% de sua força de trabalho global, e muitos dos que permaneceram se perguntam se seus empregos, se continuarem a tê-los, poderão obrigá-los a mudar-se para Des Moines, a sede da Meredith.

Foi um momento um pouco dramático para as pessoas na Time Inc. e para o mercado editorial como um todo. Mesmo que a Time Warner tenha afirmado que vai ficar com Fortune, Time, Sports Illustrated e Money, os lucros desses títulos olímpicos são escassos, menos de 10 por cento da divisão. A Time Warner vai mantê-los, em parte, porque eles podem fazer parte de uma reformulação da rede de televisão CNN e, bem, porque ninguém os queria.

Muitos querem saber o que isso significa para as revistas atuais e ninguém sabe a resposta. Fortune, Time, Sports Illustrated e Money, todas para um público masculino, deveriam ficar com a marca-mãe. As pessoas são particularmente interessadas ​​na Time por causa de seu duradouro status cultural, sua capacidade de lembrar eventos ou tendências com suas capas, e seu papel ocasionalmente grande na cobertura das notícias. Agora ela será parte menos importante de uma divisão de notícias com a CNN.

A migração para o digital: futuro que não chega nunca
A migração para o digital: futuro que não chega nunca

A relação ruim entre a Time Inc. e a CNN sempre tornou difíceis as colaborações, mas Jeff Zucker, o novo chefe da CNN, é muito interessado no conteúdo dessas revistas, especialmente a Time. Por exemplo, nos últimos anos, a Time anunciou sua edição das Personalidades do Ano no programa “Today” com muito barulho e seria natural ter uma franquia na televisão. Apesar de sua falta de receitas reais – ganhar dinheiro como um semanário gigante é uma tarefa difícil -, a revista Time tem uma marca significativa e valor sentimental para a empresa. Sua longa história, o recente fechamento da Newsweek, e o fato de que a CNN e a Time são duas das marcas principais de notícias do planeta pode significar que, a longo prazo, a divisão será boa para o semanário.

A nova empresa vai se apoiar na People, a experiência mais próxima que a indústria de revistas criou de uma máquina de fazer dinheiro, com lucro de quase US $ 1 bilhão no ano passado. Mas mesmo esse rolo compressor encoheu: no ano passado, as vendas da People em bancas caíram 12,2% no segundo semestre de 2012 em comparação com o ano anterior.

A jóia da coroa da mídia impressa de Manhattan, a Time Inc., foi cambaleando, com três editores em três anos, salários caindo e um futuro digital que é muito alardeado, mas parece nunca chegar. A divisão ainda faz dinheiro, fazendo US$ 460 milhões no ano passado, mas a tendência tem sido de queda nos últimos cinco anos, com mudanças seculares na indústria – em particular, as receitas de publicidade em declínio.

As outras duas grandes empresas de revistas de Manhattan – Hearst e Condé Nast – são de capital fechado e podem se dar ao luxo de mirar no longo prazo, na esperança de que as marcas ​​encontrem um apoio através de aplicativos novos para tablets e extensões digitais. Não é o caso da Time Inc., em que o contraste entre o impresso e o resto da empresa cresceu de forma mais gritante.

Jeffrey L. Bewkes, o executivo-chefe da Time Warner, sempre disse coisas boas sobre a divisão de revista, mas suas atitudes sugerem que ele não está mais interessado em esperar uma reviravolta. Bewkes surgiu através da HBO, um canal a cabo que conseguiu continuar crescendo e lucrando, apesar das mudanças no cenário da mídia, e ele claramente prefere torcer pela Time Inc. de longe.

Bewkes fez a mesma coisa por alguns dos mesmos motivos quando projetou uma divisão entre a controladora e a Time Warner Cable em 2008. Na época, como agora, a companhia estava tentando abrir um espaço entre a empresa-mãe e os chamados negócios maduros.

Quando a empresa de cabo foi desmembrada, pagou um dividendo para a mãe de 10,9 bilhões dólares, assumindo uma grande parte da dívida; uma jogada semelhante deve render perto de 1,75 bilhões dólares se o acordo para uma nova joint venture com a Meredith passar.

 

O CEO do grupo Time Warner, Bewkes: torcendo para as revistas. De longe
O CEO do grupo Time Warner, Bewkes: torcendo para as revistas. De longe

O acordo para abandonar a parte das revistas pode levar semanas ou meses, os detalhes estão longe de ser definidos e, no final, a Time Warner poderia explorar outras opções. Mas a decisão de largar a divisão de revistas tinha sido tomada há anos. As dificuldades têm sido difundidas na indústria como um todo – revistas pequenas de fantasias de gato e gigantes como Readers Digest foram desmontadas pela economia e pelos novos hábitos de consumo.

Havia muitos outros sinais ao longo dos últimos anos. A Gourmet foi desativada pela Condé Nast, uma empresa que nunca tinha apertado o cinto Gucci em sua história. Em seguida, a Newsweek, um jogador de destaque na consciência americana, foi vendida por um dólar e desistiu do impresso.

Rupturas em vários setores econômicos ocorrem ao longo de anos com a ascensão de insurgentes e o desmoronamento de ex-titãs, mas seus efeitos muitas vezes se tornam mais claros em um momento emblemático. O espectro da Time Inc., que emprestou seu nome a uma das maiores empresas de mídia do mundo, sendo empurrado para fora como um convidado que ficou tempo demais na festa, é um lembrete austero de como, fundamentalmente, o jogo mudou.