Aliado de Cunha quer liberar medicamento vetado pela Anvisa e proibido nos EUA e Europa

Atualizado em 7 de junho de 2016 às 21:19
Bernier, do PROS, em boa companhia
Bornier, do PROS, em boa companhia

Um amigo do DCM nos enviou esta notícia. Por razões profissionais, ele tem de permanecer anônimo.

 

Não bastassem os seguidos escândalos do primeiro escalão do governo interino de Michel Temer, que já culminaram na queda de três ministros, agora o baixo clero do golpe começa a intensificar o trabalho sujo de prestar contas a quem, direta ou indiretamente, sempre os apoiou.

O projeto de lei n°61/2015, de autoria do deputado federal Felipe Bornier (Pros/RJ), aliado de Eduardo Cunha, pretende liberar a produção e comercialização de três inibidores de apetite proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale destacar que a indústria farmacêutica está entre os maiores doadores de recursos para partidos, além de “presentear” políticos com viagens ao exterior para eventos da área médica e farmacêutica.

De acordo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, órgão assessor da Anvisa, a sibutramina, anfepramona e mazindol têm baixa eficácia no tratamento da obesidade e demonstraram clara relação com o aumento dos riscos de problemas cardiovasculares. As agências de vigilância estrangeiras, como a FDA e EMA, também baniram o uso e comercialização de tais substâncias nos Estados Unidos e Europa, respectivamente.

Organizados num movimento para barrar esse PL, nutricionistas de todo o país tentaram questionar o parlamentar em seu perfil no Facebook. Em tom de deboche, Bornier ironizou a atitude dos profissionais (vide imagens) e, em dado momento, simpatizantes do deputado chegam até a ameaçar uma nutricionista. Outro as chamou de “mulas”. O deputado afirmou num dos seus posts que não era nenhum assessor que estaria apagando os comentários dos profissionais.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em nota publicada em seu site, condena o uso desses medicamentos, afirmando que “para o tratamento da obesidade devem ser adotados os acompanhamentos nutricional, psicológico, médico e a prática de atividades físicas, que resultam em hábitos alimentares saudáveis e mudança no estilo de vida, proporcionando perda de peso de forma saudável e progressiva”.

Em protesto contra a sanha dos deputados alinhados com a indústria farmacêutica para aprovar o PL 61/2015, os nutricionistas criaram um abaixo-assinado (https://goo.gl/sLTXbs) para impedir que a Câmara aprove o texto e, consequentemente, ele seja sancionado pelo presidente interino Michel Temer.

Depois de aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal, onde sofreu revisão e emenda, o PL retornou à Câmara em maio de 2016 para a avaliação da proposição de alteração ocorrida no Senado, pelas Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). Agora o texto encontra-se na CSSF aguardando a designação de relatoria.

Felipe Bornier é filho de Nelson Bornier, ex-deputado federal e atual prefeito de Nova Iguaçú, município da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. Em dezembro do ano passado, Nelson, que também é aliado de Eduardo Cunha, recebeu a visita da Polícia Federal em sua casa. A ação da PF fez parte de um desdobramento da operação Lava-Jato.

O curioso é que, apesar de governar Nova Iguaçú, Bornier pai mora num luxuoso duplex na Barra da Tijuca, de frente à praia. Entre vizinhos milionários no prédio está o lobista Fernando Baiano, preso na mesma Operação Lava-Jato.

 

deputado0

 

 

 

deputado