Batido o martelo: Erundina será a coordenadora da campanha de Eduardo Campos em São Paulo

Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 14:29
erundina
Eles

 

Batido o martelo: a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) será a coordenadora da campanha de Eduardo Campos em São Paulo. Erundina vai, entre outras funções, articular alianças e ser o anteparo no estado do provável candidato à presidência. “Este será, também, o último grande desafio na vida política de Erundina”, disse um assessor do partido ao DCM. Ela deixou claro que se aposenta em seguida (sendo ou não reeleita).

A escolha natural para a função recairia sobre o deputado federal Márcio França, presidente do PSB em SP e secretário nacional de finanças. “Erundina levou porque é uma referência ética e um contraponto ao PT”, afirma o assessor.

A aproximação com Campos vem de algum tempo, mas acentuou-se depois que ela desistiu da vice-candidatura à prefeitura na chapa de Fernando Haddad. Erundina e Campos se encontraram no Recife e ali começou a discussão de um papel mais importante para ela — o termo era “embaixadora em São Paulo”.

Na época, Campos declarou que a desistência de Erundina se deveu a “uma divergência histórica com Paulo Maluf, e que ela entende que durante a campanha isso todo o tempo seria cobrado”. (Maluf, nêmesis de Erundina, também vem contando que vai se aposentar).

Todas as decisões que digam respeito ao PSB em São Paulo precisarão do aval da deputada. Ela ainda tem outro sonho: ajudar a eleger a chefe de gabinete e amiga de longa data Muna Zeyn a algum cargo. “Como se trata de sua última eleição, Erundina virá com tudo. Vai colocar todo o seu capital político em São Paulo a favor de Eduardo Campos”, afirma o assessor. “Luiza vem para arrebentar”.