facebook
rss
twitter
youtube
  • DESTAQUES
    • Video do dia
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • MIDIA
  • COMPORTAMENTO
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • Especiais DCM
O ESSENCIAL
Ao mesmo tempo que reprime, prisão brasileira permite armas, cozinha e maconha, diz antropóloga
“Mein Kampf”, de Hitler, é best seller na Alemanha de novo
A nova do prefeito de SP: Doria revê promessa de encerrar 2017 sem crianças na fila de creches
Bolsonaro negocia com Malafaia aliança para 2018
Reação à campanha “Gente Boa Também Mata” do governo federal é um desastre
Ex-mulher de atirador de Campinas registrou cinco boletins de ocorrência
Serrano: juiz que presos do AM chamaram para negociar é perseguido por parte do Judiciário
Manaus registra 3 rebeliões em menos de 24 horas com 56 mortes e fuga de presos
Com reforma da Previdência, 4 milhões poderão ganhar menos que um salário mínimo
Rebelião no maior presídio do Amazonas termina com ao menos 50 mortos

Carta aberta aos indignados com a posse de Genoíno

Email
Tweet
Compartilhar


Postado em 08 Jan 2013
por : Paulo Nogueira
Comments: 127

Faz muito mais sentido se indignar com coisas como o assassinato do rapper DJ Lah

Genoíno

Senhoras e senhores: antes de tudo, excluo os falsamente indignados, aqueles que usam o episódio com finalidades meramente políticas.

Dirijo-me apenas aos sinceramente indignados.

Isto posto, queria dizer o seguinte. Indignação é um bem que devemos usar com cálculo e reflexão demorada, para que não o gastemos erradamente. Se desperdiçamos indignação nas causas ruins, ela nos faltará nas boas.

Genoíno, em quem aliás jamais votei, tomou posse amparado na Constituição. Segundo ela, cabe ao Congresso, e apenas a ele, cassar mandatos. Não é atributo do STF, embora os integrantes deste tenham se concedido esse poder.

Genoíno – cujo patrimônio se resume a uma casa no Butantã, em São Paulo – tinha todas as razões para tomar posse, e nenhuma para não tomar.

Sabemos todos as circunstâncias em que ele foi condenado. No calor dos acontecimentos nos foi dada a oportunidade de conhecer o caráter dos juízes que o condenaram.

Luís Fux, por exemplo, foi buscar o apoio de Zé Dirceu para ser nomeado para o STF mesmo sabendo que teria que julgá-lo, num conflito de interesses que passará para a história como um dos piores momentos  da justiça nacional.

Senhoras e senhores: caso vocês tenham lido uma só recriminação à conduta de Fux nos editoriais dos grandes jornais brasileiros, me avisem, por favor.

Joaquim Barbosa comandou as condenações, e também sobre ele soubemos o caminho que percorreu até o Supremo. Impôs sua presença a Frei Betto, então influente no governo, porque sabia que Lula procurava um ministro negro – ou por demagogia ou pela causa anti-racismo, não importa.

E depois JB também foi atrás de apoio de poderosos que poderiam ajudá-lo a realizar suas ambições na carreira.

Senhoras e senhores: passo por cima da controvertida Teoria do Domínio dos Fatos, uma gambiarra jurídica que, se bem usada, permite condenações sem provas convencionais. Se mal usada, facilita aberrações.

Também aí, a questão está em aberto. Cada qual que tire suas conclusões, democraticamente. Lembremos apenas que uma mentira repetida mil vezes continua a ser isso, uma mentira.

O que é indiscutível é que foi um julgamento muito mais político do que técnico. Também parece haver consenso em que os holofotes pesaram sobre os juízes, que evidentemente sabiam que só seriam festejados pela mídia se condenassem.

Dj Lah

Também está fora de discussão a bravata do juiz Celso Mello ao dar seu voto decisivo contra os réus. Sem nenhuma necessidade, ele afrontou o Congresso.

Senhoras e senhores: quem foi eleito pelo povo foram os parlamentares, e não os juízes do STF.

Diante de tudo isso, restaria a Genoíno outro caminho se não tomar posse?

Se muitos brasileiros questionam o desempenho do Supremo, que dirá ele? Tomar posse – dentro da Constituição – é uma forma de ele manifestar seu inconformismo com o STF.

É um gesto tão aceitável e tão natural como foi o olhar matador que Dilma dirigiu a um Barbosa estranha e unilateralmente sorridente no enterro de Niemeyer.

Senhoras e senhores: volto ao princípio. Indignação é um sentimento que, como tudo, tem limites.

Indignação, para ficarmos num caso recente, cai muito melhor nas circunstâncias em que se deu a morte do rapper DJ Lah.

Sinceramente.

Paulo Nogueira

Leia mais: Sobre Fux, Dirceu e o STF

Leia mais: Sobre Barbosa, Frei Betto e Dirceu.

Leia mais: Sobre a foto de Dilma e Joaquim Barbosa no velório de Niemeyer

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.

Clique aqui e assine nosso canal no youtube

Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.
  • google-share
Post anterior

De quem é a culpa pela violência em São Paulo

Próximo post

Sobre os dez anos do PT no poder

Leia também

0

“Com a Lava Jato, os jornalistas passaram à bajulação direta”: Paulo Moreira Leite fala ao DCM do novo livro. Por Zambarda

Postado em 21 Nov 2016
, por Pedro Zambarda de Araujo
0

Miruna Genoino: “Para a mídia, foi conveniente colocar meu pai como culpado”

Postado em 10 Nov 2016
, por Kiko Nogueira
0

Ao DCM, Miruna Genoino conta como foi o cerco instigado pelo programa “Pânico” à sua casa

Postado em 08 Nov 2016
, por Kiko Nogueira
0

Quem pagou o pato de Paulo Skaf foi a Odebrecht. Por Mauro Donato

Postado em 03 Nov 2016
, por Mauro Donato

Conheça as regras do debate

  1. Ao mesmo tempo que reprime, prisão brasileira permite armas, cozinha e maconha, diz antropóloga
  2. override-if-required

  3. “Mein Kampf”, de Hitler, é best seller na Alemanha de novo
  4. override-if-required

  5. A nova do prefeito de SP: Doria revê promessa de encerrar 2017 sem crianças na fila de creches
  6. override-if-required

  7. Bolsonaro negocia com Malafaia aliança para 2018
  8. override-if-required

  9. Reação à campanha “Gente Boa Também Mata” do governo federal é um desastre
  10. override-if-required

  11. Ex-mulher de atirador de Campinas registrou cinco boletins de ocorrência
  12. override-if-required

  13. Serrano: juiz que presos do AM chamaram para negociar é perseguido por parte do Judiciário
  14. override-if-required

  15. Manaus registra 3 rebeliões em menos de 24 horas com 56 mortes e fuga de presos
  16. override-if-required

  17. Com reforma da Previdência, 4 milhões poderão ganhar menos que um salário mínimo
  18. override-if-required

  19. Rebelião no maior presídio do Amazonas termina com ao menos 50 mortos
  20. override-if-required

  • Sobre o Diário
  • Expediente
  • Anuncie
  • Midia Kit
  • Panorama Mundial Internet
  • Fale Conosco