Ciro Gomes fala ao DCM sobre Teori, Cunha, Lula e 2018. Por Pedro Zambarda.

Atualizado em 8 de maio de 2016 às 21:13
"Não serei candidato por acaso, só se eu realmente achar que devo tentar"
“Não serei candidato por acaso, só se eu realmente achar que devo tentar”

Prestando serviços para a CSN e morando em São Paulo hoje, Ciro Gomes (58) participou de um evento do Mídia NINJA chamado “Precisamos Falar de Política” na noite quinta-feira (5). Falando como candidato em 2018, embora ele ainda não confirme, Ciro debateu o golpe, a crise econômica, a construção de Belo Monte e os problemas sociais recentes.

A filósofa e militante negra Djamila Ribeiro e o produtor cultural Claudio Prado fizeram uma discussão acalorada sobre preconceitos, machismo, feminismo e a falta de mais políticas que permitiram a ascensão conservadora nos anos do PT no poder.

Apesar da acidez e dos longos discursos no microfone, Ciro arrumou tempo para abraçar fãs e tirou fotos com quem estava no evento. “Todo mundo diz que eu sou coronel do nordeste, mas na verdade eu vim de uma família de funcionários públicos”, frisou.

Ciro Gomes também exaltou as qualidades de Luiz Inácio Lula da Silva com o setor privado e nas obras de transposição do Rio São Francisco em oposição à visão ecológica “hipócrita” de Marina Silva. Mas foi também duro com o ex-presidente.

“Os caras sempre fizeram a safadeza. Daí subiu Lula, o novo rico, pra assumir o ringue. Foi um recém-chegado na putaria estabelecida e achou que não ia pegar nada nele. Fora os delírios de grandeza”, comentou Ciro.

Apesar das críticas e de encarar como certo o golpe de Michel Temer para destituir Dilma Rousseff do cargo de presidente, ele se mostrou otimista com a cassação de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Ação que foi encabeçada pelo ministro Teori Zavascki do STF, a despeito de uma sessão marcada no mesmo dia para debater o assunto.

“É um dia que podemos comemorar sim. Claro, faremos isso sabendo que o país não se encontra nada bem e que há limite para agradecer por isso”, resumiu.

O DCM conversou com Ciro Gomes. Falamos sobre detalhes de sua candidatura, qual sua opinião sobre o começo das investigações pedido por Rodrigo Janot contra Lula e Dilma, além de suas especulações sobre o futuro de Eduardo Cunha.

DCM: Se o senhor por acaso tentar a presidência da República, qual será a sua plataforma de governo? Tentará fazer a reforma política diante do Congresso corrupto?

Ciro Gomes: Não serei candidato por acaso (risos), só se eu realmente achar que devo tentar. Para chegar ao governo, proponho duas plataformas. Uma delas se desdobra em três características.

A primeira plataforma que eu vou defender é a fiscal, que vira também as reformas tributária e previdenciária. Essa minha defesa é pela recuperação econômica plena depois de uma péssima gestão do Joaquim Levy no ministério da Fazenda.

A outra grande proposta que quero fazer é a reforma política. As instituições representam atualmente a nossa sociedade. Para mudá-la, só colocando o povo na equação. Ao assumir a cadeira presidencial, você precisa arrumar a casa em seis meses, resolvendo conflitos inclusive.

Os presidentes precisam se colocar como chefes de Estado, mediando os embates de ideias. No entanto é necessário não ter paixões para manter um distanciamento para não fazer uma reforma política na conveniência do seu projeto de poder. A opinião do presidente não pode ter prevalência. A dinâmica deve ocorrer dentro do Congresso.

Se o impasse da reforma política permanecer, deve-se convocar a população. Daí resolve-se através de plebiscito ou referendo.

DCM: No debate o senhor falou que o afastamento de Cunha é motivo de comemoração. Por quê? E o fato dele ainda não ter sido condenado?

CG: Acho que as coisas tem um valor em si. Estamos todos na eminência de um golpe e isso é passional. E péssimo. Falta um anjo vingador para nos salvar da tragédia que está se desenhando. Isso eu entendo.

Só que, quando o Eduardo Cunha é ciclicamente vitorioso, premiado pelas práticas mais calhordas e gangsteristas já vistas, ele passa o atestado que a política virou um pardieiro sem exceções. Isso destrói a cabeça de um jovem que tiver esperança em ter uma participação nesse meio.

Por isso eu acho a saída do Eduardo Cunhatem seu valor, embora o céu não esteja mais perto em decorrência disso.

DCM: O senhor leu a liminar pedindo a cassação do ministro Teori Zavascki?

CG: Li as 74 páginas mais cedo e é notável a peça de Teori. É o único precedente na história brasileira do Supremo Tribunal Federal afastar o presidente da Câmara durante seu mandato. Isso não foi pouca coisa, por mais que a gente desejasse tudo antes.

Não há nada comparável na literatura jurídica. O que ele fez foi um voto irrespondível, mostrando que um ministro do Supremo recebeu a denúncia e conseguiu afastá-lo de fato. Um presidente da República poderia ser afastado desta forma. É lastimável que o Senado não tenha passado por um processo similar.

Essa investida do Teori Zavascki está em sintonia com o melhor do Direito Constitucional a nível global. Sou ex-professor nessa área e posso dizer isso. A imunidade do mandato popular deve ser para o objetivo público, não para fazer ou desfazer e muito menos para achacar pessoas, como Cunha fez. Vale a pena ler a peça porque eu nem fazia ideia da quantidade de besteiras do presidente da Câmara havia feito de fato.

DCM: Depois de tudo que o Cunha aprontou pelo golpe, não é muito fácil o Teori Zavascki agora pedir seu afastamento? O Supremo não demorou muito?

CG: O STF é o que ele é que ele é. Tirando Marco Aurélio Mello, recomendação do Collor, o Gilmar Mendes, do FHC, e o Celso de Mello, do Sarney, todos os ministros foram recomendações do Lula e da Dilma. Sabe quando uma Suprema Corte de um país como a Suécia atropela os poderes interdependentes para cassar o mandato do presidente da Câmara? Eu não conheço nada similar. Fui professor de Direito Constitucional e sei do que falo.

O ministro Teori agiu por conta dos abusos claros deste bandido chamado Eduardo Cunha e por uma pressão muito clara das ruas, das manifestações. É só por isso que essa cassação aconteceu no momento em que aconteceu. Este acontecimento é exótico e não é sequer desejável. O que deveria ocorrer é a gente eleger corretamente os caras.

DCM: Eduardo Cunha vai mesmo pra cadeia?

CG: Vai pra cadeia sim. A prova é robusta e insofismável.

DCM: O que o senhor tem a dizer sobre a investigação que a PGR do Rodrigo Jabot quer abrir contra Dilma e Lula?

CG: O procurador abriu as apurações, mas elas ainda estão no início do processo e dependem dos juízes do STF.

DCM: O senhor disse em entrevistas que as cabeças do golpe são o Temer e o Cunha. Há textos na imprensa que apontam para o apoio do próprio Sergio Moro e de Rodrigo Janot. É verdade?

CG: Não acredito num envolvimento do Janot. Até vejo o procurador, de forma constrangida, demonstrar distanciamento e isenção diante do que o Lula tem falado.

DCM: Como assim?

CG: O Lula se sente no direito de falar como se fosse Deus. Ele criou um constrangimento com as histórias do triplex no Guarujá e do sítio em Atibaia. O ex-presidente, muito meu amigo, deve explicações e é honesto.

Ele precisa ter paciência com tudo o que está acontecendo. Se você tem a indignação dos inocentes, dê provas disso. Não basta não ser corrupto. Você precisa realmente parecer idôneo.