A compra de votos para que FHC pudesse se reeleger

Atualizado em 17 de junho de 2014 às 0:39
FHC comemora a emenda da reeleição, em 1997
FHC comemora a emenda da reeleição, em 1997

Atualização: o jornalista da Folha que entrevistou o Senhor X, Fernando Rodrigues, voltou hoje ao assunto em seu blog. Aqui, o texto.

Quando me lembro de algumas coisas que disse, sinto inveja dos mudos, escreveu Sêneca, o grande estoico.

Pensei nisso quando li agora a resposta de FHC a Lula sobre a conhecida compra de votos no Congresso em 1996 para que ele, FHC, pudesse ser reeleito.

FHC, como o legítimo udenista que se tornou ao abraçar o moralismo cínico e calculado consagrado por Carlos Lacerda, acusou Lula de ter “vestido a carapuça”. Na convenção que consagrou a candidatura de Aécio, FHC afirmou que já era hora de o país de livrar dos “corruptos”. Lula evocou, então, a compra de votos.

“Falsidade”, disse FHC sobre as acusações.

Quem acredita nisso, como disse Wellington, acredita em tudo. Um dos envolvidos, o então deputado do Acre Narciso Mendes, contou na ocasião o episódio à Folha, que o tratou como “Senhor X”. Mendes, hoje com 67 anos, recebeu 200 000 reais em 1996, como muitos de seus colegas. Em dinheiro de hoje, é cerca de 530 000 reais.

Abaixo, um trecho de uma reportagem da Folha naqueles dias:

“O dinheiro (…) só foi entregue aos parlamentares na manhã do dia da votação do primeiro turno da emenda da reeleição, 28 de janeiro, uma terça-feira. 

A entrega dos 200 000 reais em dinheiro, para cada deputado, foi feita mediante a devolução dos cheques pré-datados — que foram rasgados (…).

A troca dos cheques por dinheiro ocorreu em um local combinado em Brasília. Cada deputado se apresentou, rasgou seu cheque na hora e recebeu o pagamento em dinheiro dentro de uma sacola.”

Todo mundo sabia quem era o “Senhor X”, mas isso não estimulou nenhuma empresa de mídia a ir atrás de uma história simplesmente sensacional de corrupção.

O motivo é que FHC era amigo.

Todo mundo sabia que o Senhor X era ele
Todo mundo sabia que o Senhor X era ele

Quase que na mesma época, ele apareceu numa foto ao lado de Roberto Marinho para comemorar a inauguração de uma gráfica com a qual RM imaginava que fosse imprimir mais de 1 milhão de exemplares do Globo.

A despeito da fortuna pessoal de Roberto Marinho e do dinheiro que jorrava torrencialmente em direção à Globo, a gráfica foi financiada com recursos públicos do BNDES.

Pelas mamatas dadas às companhias jornalísticas, FHC foi recompensado pelo silêncio delas no caso do “Senhor X”.

Narciso Mendes aparece num livro recente do jornalista Palmério Dória. Nele, Mendes repete o que é amplamente sabido: todo mundo sabia que ele era o “Senhor X”. Mas ninguém foi atrás da história.

O máximo que FHC pode dizer, hoje, é que não sabia que havia malas de dinheiro comprando sua reeleição. Mas, uma vez mais, Wellington tem que ser lembrado: quem acredita nisso acredita em tudo.