Em grupo de WhatsApp, juiz diz que “mala foi grande” para Gilmar Mendes livrar Garotinho. Ouça

Atualizado em 23 de dezembro de 2017 às 12:06
Gilmar

Publicado no Tijolaço

POR FERNANDO BRITO

Um áudio atribuído ao juiz Glaucenir Oliveira, de Campos e autor da primeira prisão do ex-governador Anthony Garotinho postado num grupo de juízes num grupo de WhatsApp diz que “segundo comentários sérios que ouvi hoje, de gente de lá de dentro (do grupo de Garotinho) é que a quantia foi alta” na decisão de Gilmar Mendes de soltar o ex-governador, sugerindo que a decisão foi comprada.

“Vocês entendem o que estou falando” diz a seu grupo.

Muito mais do que a corrupção que sugere o áudio – Gilmar Mendes não é nenhum tolo – o grave é o nível de confrontação entre juízes e o Supremo.

Na gravação, a voz que  seria de Glaucenir – comparei com a de outro vídeo onde ele fala, num caso de briga com uma agente de trânsito e as voz parece ser a mesma, sem que isso tenha, claro, valor pericial – diz que conversou por telefone com o juiz que assumiu o caso, depois de sua saída da 100ª Vara Eleitoral, de Campos, e este teria dito que vai se declarar impedido no caso, “porque não quer dar a cara a tapa, porque não quer fazer trabalho de palhaço”.

E sugeriu-lhe que o faça por um ofício a Gilmar deixando claro que não tem como continuar no processo: “vai entender a sujeirada que Gilmar Mendes está fazendo”:

Isso é um absurdo, entendeu? O Gilmar não tem  mesmo vergonha na cara, infelizmente. Não adianta fazer campanha contra ele, porque ele sorri, ele é sarcástico. É desanimador, é uma desilusão, porque a gente trabalha sério, a gente é na verdade um soldado na linha de frente, a gente leva pedrada, leva tiro, enquanto o grande general do Poder Judiciário – que ele agora parece que é o dono do poder – mela o  trabalho sério que a gente faz, com sarcasmo, com falta de vergonha. E, segundo os comentários que eu ouvi hoje – comentário sério, de gente lá de dentro – é que a mala foi grande”

Insisto que não posso assegurar que a voz seja de fato de Glaucenir e, num sábado antes do Natal, não tenho como procurá-lo para responder, pelo que o blog fica aberto para que ele confirme ou desminta a autoria. Como a fonte que me entregou a gravação é de alta confiabilidade e o site Brasil247 já divulgou a história, publico, abaixo, o áudio explosivo.