Apoie o DCM

A Alemanha deveria deixar o euro?

Do dw:

Depois de toda a discussão sobre mais austeridade para Atenas, credores com medo de não receber de volta o que emprestaram para os gregos e temerosos de uma possível saída da Grécia da zona do euro, alguns economistas sugeriram que pode haver uma terceira via: a Alemanha deixar a moeda única europeia.

Segundo esse raciocínio, a Alemanha deveria deixar o euro e, assim, abrir caminho para que países do sul da Europa – Grécia, Itália, Espanha e talvez Portugal – possam estabilizar suas dívidas com uma moeda fortemente desvalorizada e finalmente pôr em ordem as suas economias.

O último a sugerir isso foi Ashoka Mody, da Universidade Princeton, nos EUA. Ele escreveu um artigo para a Bloomberg que, de forma sucinta, explica por que o Gerxit (saída da Alemanha) seria uma opção melhor que o Grexit (saída da Grécia).

“Algum tipo de reorganização da união monetária é praticamente inevitável ao longo dos próximos 25 ou 30 anos”, disse Mody à DW. “A única questão que surge nesse ponto é: qual é o caminho mais sensato, menos disruptivo, para se alcançar isso?”

Mody avalia que o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, confunde o problema da dívida grega com o problema que é a “experiência zona do euro”. “Schäuble parte da premissa de que, se a Grécia se for, a zona do euro vai funcionar perfeitamente bem com os membros que restaram, e que o problema não está nos fundamentos da zona do euro, mas é algo específico dos gregos, que não conseguem se adaptar à zona do euro”, explica Mody.

Ele reconhece que a Grécia tem um problema de endividamento, mas ressalta que a questão da dívida é algo à parte dos outros problemas que afligem a união monetária. “Se tudo o que acontecer é a Grécia deixar a zona do euro, a possibilidade de que um problema semelhante surja é quase uma certeza. O fato de que países tão distintos não podem ficar numa camisa de força monetária e fiscal não vai mudar.”

(…)

Mody diz que a maneira menos disruptiva da acabar com a crise seria a Alemanha voltar a adotar a sua moeda anterior, o marco alemão. “A Alemanha seria a que menos teria problemas em deixar o euro”, assegura.

(…)