Apoie o DCM

Após acusação de parcialidade, Gilmar Mendes diz que outros partidos além do PT podem ser investigados

Do G1:

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (8) que outros partidos, além do PT, poderão ser investigados e terem contra si pedidos de cassação de seus registros.”Sem dúvida nenhuma”, respondeu o ministro, ao ser questionado sobre o assunto em entrevista à imprensa.

Relator das contas de campanha da presidente afastada Dilma Rousseff nas eleições de 2014, Gilmar Mendes determinou na última sexta (5) abertura de representação contra o PT que pode resultar na cassação do registro do partido. O processo foi encaminhado à corregedora-geral eleitoral, Maria Theresa Assis Cavalcanti, que analisará o caso.

“Sem dúvida nenhuma. Certamente, essas pessoas [de outros partidos citados] vão ser provocadas. Por enquanto, o que nós temos são declarações iniciais. Certamente, isso, materializado, vai ter reflexo também no âmbito da Justiça Eleitoral”, afirmou o ministro, ao ser lembrado de notícias recentes de que executivos da Odebrecht admitiram, em delação premiada, terem financiado, por meio de caixa 2, campanhas do PMDB e PSDB.

O pedido é baseado em investigações da Operação Lava Jato que mostram indícios de que o PT recebeu dinheiro público, por meio de doação de campanha ao partido e à campanha presidencial de 2014, oriundo de contratos da Petrobras.

Aos jornalistas, Gilmar Mendes disse que o objetivo da ação não é cassar o registro do PT, mas fazer uma avaliação, no âmbito da Justiça Eleitoral, das descobertas da Lava Jato para reformar o sistema político brasileiro.

“Nós não estamos propondo a extinção do PT, o que estamos dizendo é que essa prática pode dar ensejo à extinção e a Corregedoria deve fazer a avaliação. Na verdade até aqui isso não se cogitava. Nós criamos um modelo partidário bastante livre, tão livre que levou a esse quadro de abusos de uma certa promiscuidade”, afirmou o ministro.