Após vitória judicial, SBT começa a investigar dados e metodologia do Ibope

Do uol:

O SBT saiu vitorioso de uma batalha judicial que durou 15 anos e obteve o direito de ter acesso e de fazer uma perícia nos dados e na metodologia de mensuração de audiência realizada pela empresa Kantar Ibope.

O SBT decidiu iniciar já a perícia e já está apontando profissionais nas áreas de estatística, matemática e outras disciplinas para fazer um raio X dos métodos usados pelo Ibope. A coluna apurou que até um perito estrangeiro fará parte desse grupo.

A briga começou, na verdade, ainda na década de 80. Desde então a emissora já não tinha confiança plena nem nos números e nem na metodologia usada pelo Ibope (hoje chamada Kantar Ibope).

A ação judicial de fato,porém, começou em 2001, movida pelo SBT. Dois anos depois, a TV de Silvio Santos teve a primeira sentença favorável, mas o Ibope recorreu.

Para o instituto, a exposição de todos dados solicitados pelo SBT poderia colocar em risco a própria isenção da medição.

O SBT voltou à carga e, após muitas indas e vindas, em 2015 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a decisão favorável ao SBT.

(…)