Apoie o DCM

Avião com meia tonelada de cocaína ia para a cidade de ex-assessor de Blairo Maggi

 

Da CartaCapital:

A aeronave interceptada no domingo 25 pela Força Aérea Brasileira (FAB) com meia tonelada de cocaína decolou de uma fazenda do ministro da Agricultura, mas a empresa de Blairo Maggi diz não ter ligação com o avião, nem autorizado o uso de suas pistas.

O destino do voo parece apontar de novo para o ministro, graças a um personagem vinculado a ele e ao ex-deputado Eduardo Cunha.

O avião, diz a FAB, ia para Santo Antonio de Leverger, a 400 quilômetros da fazenda. A cidade mato-grossense é terra de um ex-funcionário do gabinete de Maggi no Senado.

Com mandato por Mato Grosso desde 2011, Maggi contratou em abril daquele ano, como assessor técnico, Rodrigo José Pereira Leite Figueiredo, ex-morador de Leverger, berço de seu pai, Milton Teixeira Figueiredo.

Os locais de decolagem e de destino do avião foram informados pelo piloto à FAB. Quando estava no ar, ele foi interrogado por rádio, topara pousar em um local indicado e entregar-se. A Força Aérea tem feito uma operação de combate ao narcotráfico, batizada de Ostium, e assim identificou o avião.

Após o interrogatório, o piloto mudou de ideia, aterrissou em uma área distante daquela combinada e fugiu antes da chegada de alguma autoridade. A Polícia Federal investiga o caso e tenta encontrá-lo.

Figueiredo trabalhou no gabinete de Maggi no Senado até maio de 2013. Deixou o emprego para chefiar o escritório que em Brasília representa a capital do estado de ambos, Cuiabá. Durou pouco. Em 14 de agosto, virou secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. Na ocasião, a pasta era comandada pelo então deputado Antonio Andrade, do PMDB, atual vice-governador mineiro.

Cunha apadrinhou a nomeação de Figueiredo para o ministério. O condenado era naquela época líder do PMDB na Câmara e havia sido a bancada a responsável por fazer de Andrade ministro em março de 2013. Em 6 de junho daquele ano, Cunha mandou um ofício a Andrade no qual solicita cargos para três indicados: Figueiredo, Pedro de Camargo Neto e Flavio Braile Turquino.

(…)