Apoie o DCM

Barbosa desmente a ‘Veja’ e diz que não é candidato em 2014 e nem faz ‘juízo de valor’ de partidos

 

Joaquim Barbosa divulgou uma nota esclarecendo declarações atribuídas a ele pela “Veja” desta semana. Segundo a revista, ele disse a interlocutores que pretende deixar o STF depois da votação dos embargos infringentes do mensalão (abril) e se filiar a um partido para ser candidato nas eleições deste ano.

Também teria falado que o PT é “hoje um partido tomado por bandidos, pela corrupção”.

A nota, na íntegra:

1) O Presidente do Supremo Tribunal STF, Ministro Joaquim Barbosa, ratifica que não é candidato a presidente nas eleições de 2014.

2) Com relação a uma possível renúncia ao cargo que hoje ocupa, o Ministro já manifestou diversas vezes seu desejo de não permanecer no Supremo até a idade de 70 anos, quando teria que se aposentar compulsoriamente. No entanto, não existe nenhuma definição com relação ao momento de sua saída. Ele não fez consulta alguma ao setor de recursos humanos do STF sobre benefícios de aposentadoria.

3) No que se refere ao seu futuro após deixar o Tribunal, o Ministro reserva-se o direito de tomar as decisões que julgar mais adequadas para a sua vida na ocasião oportuna. Entende que após deixar a condição de servidor público, suas decisões passam a ser de caráter privado.

4) O Ministro Joaquim Barbosa não faz juízo de valor sobre nenhum dos partidos políticos brasileiros, individualmente. A respeito do quadro partidário, já expressou sua opinião no sentido da realização de uma ampla reforma política que aprimore o atual sistema. Apesar de já ter tornado público o seu voto nas últimas três eleições presidenciais, o Presidente do STF, Tribunal que é o guardião da Constituição, ratifica seu respeito por todas as agremiações partidárias, seus filiados e eleitores.

 

SAIBA MAIS

FOLHA