Apoie o DCM

Beijo entre mulher árabe e homem israelense viraliza em campanha pela paz em Gaza

Sulome Anderson é de origem libanesa, Jeremy é israelense. São namorados. No dia 13 de Julho, Sulome (que é jornalista) publicou, na sua conta pessoal do Twitter, uma “selfie” de ambos se beijando, com um papel em que se lê “Jews and Arabs Refuse to be Enemies”.

Partilhada mais de duas mil e 200 vezes, a fotografia tornou-se viral. A ideia da “selfie” foi de um amigo jornalista, conta Sulome, que sugeriu adicioná-la à iniciativa “Jews and Arabs Refuse do be Enemies”.

Este é o nome de uma campanha lançada por Abraham Gutman, “um estudante israelense em Nova Iorque”, e por uma amiga síria, Dania Darwish. A página de Facebook já tem mais de oito mil seguidores e partilha fotografias de árabes e judeus com a “hashtag” #jewsandarabsrefusetobeenemies.

O casal foi criticado por ter “trivializado o que se passa em Gaza” e Sulome confessa-se surpreendida por muitas das críticas serem do “lado pró-palestiniano”. “Dizem que o conflito não é sobre o ódio entre judeus e árabes; é sobre um país poderoso oprimir um povo mais fraco. (Para ser clara, também é isto que eu sinto).”

Saiba Mais: público