Apoie o DCM

Boca de urna sugere vitória histórica da esquerda na Grécia

Da bbc:

Pesquisas de boca de urna sugerem uma vitória histórica do partido de esquerda Syriza nas eleições gregas deste domingo.

Segundo os levantamentos, o Syriza teria entre 36% e 38% dos votos e o Nova Democracia, partido do atual primeiro-ministro Antonis Samaras, entre 26% e 28%.

Não está claro se a extrema esquerda tem votos suficientes para governar o país sozinha ou se precisará fazer uma coalizão com outros grupos políticos.

Para ter maioria absoluta, o Syriza precisa conquistar 151 cadeiras no parlamento e, segundo as pesquisas de boca de urna, o partido deve ficar com algo entre 148 e 154 assentos.

O terceiro lugar na votação é disputado pelo partido de extrema direita Aurora Dourada e o centrista O Rio.

Se confirmada a vitória do Syriza, esta será a primeira vez que um partido antiausteridade toma o poder na zona do euro. E analistas acreditam que, com isso, outros partidos de extrema esquerda europeus podem ganhar fôlego – como o Podemos, na Espanha.

O Syriza comemorou o resultado das pesquisas como “um retorno à dignidade e à justiça social”.

“Está claro que temos uma vitória histórica, imbuída de uma mensagem que interessa não só ao povo grego, mas a todos os europeus”, disse Panos Skourletis, porta-voz do partido, a emissoras de TV gregas.