Apoie o DCM

Bolsa estudantil que Aécio promete para o Brasil só atinge 1% das cidades de Minas

O benefício para estudantes que o candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, promete estender à região Nordeste atende 1% das cidades de Minas Gerais, estado que foi governado pelo tucano, de acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

O programa Poupança Jovem, criado em 2007, quando Aécio era governador de Minas Gerais, atende nove das 853 cidades mineiras. As nove cidades que participam do programa tinham 71,5 mil alunos em 2013, 10% da rede estadual.

O Poupança Jovem consiste em o governo abrir uma poupança para o estudante, que, se cumprir requisitos de frequência e atividades extras, pode retirar R$ 3.000 no final do ensino médio.

O candidato do PSDB disse, no último fim de semana, que o pagamento é feito no dia da formatura. No entanto, o repasse demora até um ano após a conclusão do ensino médio. Cerca de 11 mil formandos de 2012 receberam os valores apenas em novembro de 2013, segundo o jornal.

A campanha de Aécio informou que o programa vem sendo implantado “de forma progressiva em grandes cidades”. O objetivo não é pôr o programa em todas os municípios, mas naqueles em que a evasão escolar é mais acentuada. A campanha também informou que os recursos ficam disponíveis no dia da formatura, mas a liberação só ocorre após a escola enviar os documentos comprobatórios.

Saiba Mais: terra