Apoie o DCM

Brasil já é o 13.o maior produtor de estudos científicos, aponta levantamento

A produção científica dá provas de que o Brasil progrediu tanto nos governos do PSDB quanto nos do PT. Com FHC, galgou sete posições no ranking das 25 nações mais produtivas, do 24º para o 17º lugar. Com Lula e Dilma, chegou ao 13º.

O retrato otimista aparece em levantamento da empresa Thomson Reuters –que detém a maior base de dados do mundo sobre trabalhos científicos– apresentado nesta sexta-feira (31) na 1ª Cúpula Thomson de Experiência com Inovação, em São Paulo.

Colleen Shay, da divisão de Propriedade Intelectual e Ciência da Thomson para as Américas, traça um panorama bem otimista da ciência e da tecnologia nacionais.

“O Brasil está numa posição excelente para realmente buscar o crescimento e a comercialização da tecnologia, assim como [buscar] a qualidade em pesquisa e desenvolvimento”, disse à Folha.

A especialistas baseia sua interpretação tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos da pesquisa brasileira. A publicação de artigos científicos, por aqui, cresce em ritmo muito superior à média mundial e de países como México, Argentina, Japão, Alemanha, Reino Unido e EUA.

Saiba Mais: folha