Apoie o DCM

Brexit desencadeia onda de xenofobia no Reino Unido

Do El Pais:

 

Na noite de sexta-feira em Gloucester, um assessor polonês de programas educacionais europeus que esperava com seu filho na fila de um supermercado encontrou um sujeito que perguntava aos gritos a cada um na fila se era inglês ou não: “Isto agora é a Inglaterra, os estrangeiros têm 48 horas para sair daqui! Quem é estrangeiro aqui? É espanhol? Italiano? Romeno?”. Escandalizado, o assessor Max Fras relatou o incidente no Twitter, mas não foi o único a denunciar cenas desse tipo. O resultado do referendo no Reino Unido a favor da saída da UE deve ter destravado algum mecanismo inibidor das expressões de racismo, porque em três dias foram registrados, em diferentes pontos do país, numerosos episódios de xenofobia. Muitos foram divulgados pelo Twitter, em que cidadãos anônimos relatavam, perplexos, cenas que tinham sofrido ou presenciado. Insultos, ameaças e bravatas. Até tentaram tirar o turbante de um cidadão indiano.

O mais preocupante, no entanto, aconteceu no colégio St. Peter’s em Huntingdon, uma tranquila cidade de 23.000 habitantes a uma hora de trem de Londres, com uma grande comunidade polonesa de 10.000 pessoas. Na noite de sexta-feira, desconhecidos colocaram cartazes com a frase, em inglês e polonês, mal traduzido: “Saiam da UE/ Chega de parasitas poloneses”. Dezenas de moradores dessa nacionalidade encontraram cartas ameaçadoras em suas caixas de correio, colocadas em diferentes localidades da região, o que implica várias pessoas e certa organização. O promotor de eventos Daniel Guz, de 40 anos, popular na comunidade, fala em “200 cartas”. “Estamos preocupados, mas devemos ignorar, são só idiotas”, comenta.

Os primeiros protestos das autoridades polonesas levaram o primeiro-ministro David Cameron a telefonar, na segunda-feira, à chefe de Governo da Polônia, Beata Szydlo, para expressar sua “preocupação com os ataques” e afirmar: “Faremos todo o possível para proteger os cidadãos poloneses em nosso país”. O centro cultural polonês de Hammersmith, em Londres, também amanheceu com pichações ofensivas. E foi explícita uma manifestação contra os imigrantes realizada no sábado em Newcastle pela Frente Nacional, de extrema direita. O novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, reuniu-se na segunda-feira com o chefe de Polícia para pedir que os londrinos “fiquem atentos” contra as agressões xenófobas. “É minha responsabilidade defender a fantástica mistura de diversidade e tolerância de Londres”, alertou. Os poloneses são a maior comunidade estrangeira da capital, que tem ao todo 850.000 pessoas nascidas fora do país. No conjunto do Reino Unido, os poloneses somam 800.000.