Apoie o DCM

Buenos Aires Herald irá parar de imprimir edição diária após 140 anos

Da Reuters:

O jornal Buenos Aires Herald publicou sua última edição diária após 140 anos nesta quarta-feira, culpando as condições econômicas difíceis e uma grande migração dos leitores para a mídia digital pela mudança.

O Herald, que foi fundado em 1876 por um escocês que morava na Argentina no momento em que levas de imigrantes europeus se assentavam no país, passará a ter uma edição semanal. O jornal afirmava ser o único diário em inglês em circulação na América Latina.

“O Herald está passando por dificuldades já faz algum tempo”, disse a publicação em seu editorial nesta quarta-feira.

“Embora nossa encarnação futura tenha sido pintada como um novo desafio e uma contribuição empolgante ao mercado, seria tolice negar que uma mudança tão dramática vem com um custo muito alto.”

O texto se referiu tanto a tendências mundiais de migração de leitores para a internet quanto para as condições econômicas locais como fatores que contribuíram para a alteração. A maioria de seus jornalistas irá perder o emprego, disse, e 14 funcionários já seriam dispensados nesta quarta-feira.

O Buenos Aires Herald, muito associado à comunidade britânica na Argentina e, nos últimos anos, também à norte-americana, conquistou elogios por sua cobertura sobre os “desaparecidos” – pessoas que foram sequestradas, torturadas e muitas vezes assassinadas pelo Estado – durante a ditadura militar entre 1976 e 1983.

A maior parte do restante da mídia argentina se manteve em silêncio, temendo repercussões, e a própria redação do Herald enfrentou ameaças que levaram alguns de seus profissionais a deixarem o país.

O conglomerado Indalo Group detém a maior parte das ações do Herald, que pertence ao mesmo grupo do jornal financeiro local Ambito Financiero.