Apoie o DCM

Candidato com ‘nojo de pobre’, Rafael Greca é o novo prefeito de Curitiba

Do Brasil Post:

Rafael Greca (PMN) foi eleito neste domingo (30) prefeito de Curitiba, com 53,4% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), com 46,6% votos.

Esse é o resultado obtido com 94% das urnas apuradas.

No primeiro turno, Greca teve 38,38% dos votos válidos e Leprevost, 23,67%. O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) alcançou apenas 20,03%.

De acordo com pesquisa Ibope divulgada neste sábado (29), os dois candidatos estavam em empate técnico. Greca tinha 51% dos votos válidos e Leprevost 49%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou menos. O nível de confiança estimado é de 95%.

Nojo de pobre

Apoiado pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foi alvo de críticas após afirmar que “vomitou ao sentir o cheiro de um pobre” durante sabatina em setembro na PUC do Paraná.

“Eu coordenei o albergue Casa dos Pobres São João Batista, aqui do lado da Rua Piquiri, para a igreja católica durante 20 anos. E no convívio com as irmãs de caridade, eu nunca cuidei dos pobres. Eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que eu tentei carregar um pobre no meu carro eu vomitei por causa do cheiro”, disse. Ele pediu desculpas dias depois.

O título de “urbanista”, usado na campanha, foi ainda questionado na Justiça pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). O candidato é engenheiro civil por formação.

Durante debate em 22 de outubro, a formação acadêmica de Leprevost também foi motivo de embate. Ele formou em Administração num curso à distância na Unitins (Universidade Estadual do Tocantins), que chegou a ser descredenciado pelo Ministério da Educação, em 2009, mas a situação foi normalizada em 2010.