Apoie o DCM

Candidatos ‘nanicos’ roubam a cena em redes sociais

Nem Marina, nem Dilma, nem Aécio. Os campeões de repercussão e comentários do primeiro debate dos candidatos à Presidência na televisão foram os que registram as menores intenções de votos nas pesquisas: Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

A surpresa começou logo nos primeiros dez minutos do programa, exibido na noite desta terça-feira pela TV Bandeirantes. Genro aparecia duas vezes entre os dez tópicos mais comentados pelos brasileiros no Twitter.

Frases fortes e uma postura combativa em relação aos oponentes foram as armas da candidata psolista. “Me permita te chamar de Everaldo. É que não gosto de misturar política e religião”, disse a candidata ao oponente. Só na página da BBC Brasil no Facebook, a fala rendeu quase 9 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos.

Muito elogiada no início do debate, Genro aos poucos passou a ser alvo de piadas por conta de seu “sumiço” no programa. A candidata, que recebeu poucas perguntas dos outros participantes, acabou ficando à margem de boa parte da discussão.

Já Eduardo Jorge, do PV, apostou na linguagem simples e no humor para ganhar atenção. Deu certo. Seu nome foi mencionado quase 20 mil vezes – e associações a José Mujica, presidente do Uruguai, foram frequentes durante toda a transmissão.

Quase no fim do debate, Jorge voltou a roubar a cena. Questionado sobre o que faria em relação ao controle social da mídia, o candidato do PV disse: “Concordo com a Dilma… Acabei”, abrindo mão do resto de seu tempo. A resposta sucinta provocou risos dos demais candidatos, da plateia e até do mediador, o jornalista Ricardo Boechat.

No caso do candidato evangélico do PSC, Pastor Everaldo, o posicionamento contrário à legalização do aborto e ao casamento gay quase passou batido pelos internautas.

Foram suas insistentes declarações sobre privatizações as principais fontes de comentários sobre o “pastor neoliberal”, que despertou críticas e piadas nas redes.

Os deslizes gramaticais na fala de Everaldo também não foram perdoados pelos usuários do Twitter. Muitos brincaram com os “erros do português ruim” do candidato do PSC – que salientou no debate por algumas vezes o fato de ter estudado em escola pública na infância.

Levy Fidelix, do PRTB, já é velho conhecido das eleições presidenciais e sempre gera polêmica com uma de suas principais propostas: a construção do aerotrem para ligar São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Mas desta vez o candidato frustrou a audiência e não mencionou o trem-bala nenhuma vez durante o debate.

Se não satisfez os usuários com o discurso do trem-bala, Levy Fidelix fez a alegria dos usuários toda vez que aparecia no debate para responder às perguntas direcionadas a ele. Comparações suas com o personagem do seriado Chaves, Senhor Barriga, ou com o Sr. Spacely, do desenho animado Jetsons, se popularizaram pela internet ao longo de todo o debate.

Saiba Mais: bbc