Apoie o DCM

Carla Vilhena se manifesta sobre rumores de demissão da Globo

Carla Vilhena publicou em seu Facebook a resposta ao jornalista Daniel Castro sobre a alegação de que ela não teria seu contrato renovado na Globo, e de que é tida como “não produtiva” pela equipe:

Resposta às inverdades publicadas hoje pelo colunista Daniel Castro:

Ao ver seu texto, pensei que você mais uma vez havia deixado de cumprir o princípio básico da profissão, de ao menos tentar ouvir os dois lados. Minha surpresa foi grande ao ver que você realmente me mandou um email. Nunca, em 21 anos seguidos na Globo, havia recebido um contato seu, embora esta não seja a primeira vez que você usa meu nome para lutar por cliques na internet.

Seu e-mail ficou na caixa de entrada do blog, junto com outros milhares que recebi desde que anunciei minha saída. Não fui procurada via assessoria de imprensa da Globo, nem pelo e-mail da empresa, ou mesmo pelo telefone, que outros repórteres do UOL têm.

Quanto à minha “dedicação” ao blog, com um pouco mais de cuidado você teria visto que em um ano e meio já são 93 posts, uma média de 5 posts por mês, todos de minha autoria, além dos vídeos no canal do YouTube, acessável pelo blog, também editados na maioria por mim. Isso fora as redes sociais com 350 mil seguidores, a cujos comentários eu respondo pessoalmente. Sem contar meu trabalho na TV, que nos últimos anos foi na reportagem. Você, como jornalista que cobre TV, deveria saber o quanto se grava para produzir uma reportagem do Fantástico.

Só na última, que foi ao ar domingo, foram 6 meses de acompanhamento.

Repórteres especiais não fazem normalmente factual, ou seja, minha produção é comparável ou até maior que a de outros da mesma categoria.

Basta uma rápida olhada também no site do Fantástico para ver o número de acessos das minhas reportagens, todas sempre campeãs de cliques. Já no primeiro ano de trabalho, foi minha a reportagem recordista em cliques no site no ano, segundo relatório da própria equipe de internet do programa. Isso comparado a todos os outros VTs veiculados pelo Fantástico.
Quanto à “suspeita de publieditorial”, em que cito um hotel, acusações sem provas ficam na vala da leviandade. O hotel em questão cedeu a meu pedido suas instalações para um editorial de verão, e foi pago pela própria Globo. Me hospedei lá durante reportagem para o Fantástico.

No meu blog há várias seções: culturais, de experiências como repórter, de estilo de vida. Foi autorizado pelo próprio Ali Kamel. Não houve nem haverá comercialização durante a vigência do contrato, que será cumprido até o fim das férias a que tenho direito.

Por fim, eu pedi à direção que não enviasse o e-mail falando da minha carreira, até por ser desnecessário. Poucas pessoas desconhecem os fatos da minha vida profissional, que construí e mantive graças apenas ao amor do público, a quem sempre respeitei. Atenciosamente, Carla