Apoie o DCM

Caso único no mundo, terrorista brasileiro se entrega à polícia

Do Globo:

 

A Polícia Federal anunciou na noite de sexta-feira a prisão de mais um suspeito de envolvimento em planejamento de atos de terrorismo durante a Olimpíada do Rio. Ele se entregou às 18h em Vila Bela da Santíssima Trindade, município do estado de Mato Grosso. O suspeito seria levado para o presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), onde estão outros dez presos anteontem, sob a mesma acusação. A polícia informou que, por questões de segurança, não divulgaria o horário da transferência.

Os dez presos na quinta-feira por suposta ligação com o Estado Islâmico (EI) chegaram ao presídio de Campo Grande na madrugada de sexta-feira. Eles foram levados de Brasília, num jatinho da Polícia Federal. Assim que chegaram, passaram pelo procedimento padrão, que é receber os uniformes de detentos e cortar os cabelos.

Nos próximos 20 dias, eles estarão sob o regime disciplinar diferenciado (RDD). Ficarão isolados e tomarão banho de sol na própria cela, onde há espaço para isso. Só os advogados terão acesso a eles, pois as visitas íntimas e de familiares também estão proibidas neste período, que serve de adaptação ao presídio. Por segurança, estão ocupando celas distantes umas das outras.

Antes da prisão do 11º suspeito, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, havia dito, em entrevista no Paraguai, que a busca pelos demais suspeitos (havia dois com prisão decretada que ainda não tinham sido localizados) continuaria. Agora, apenas um acusado ainda está solto.