Apoie o DCM

Chance de Temer cair sobe de 10% para 20%, diz consultoria Eurasia Group

Do Valor:

 

A probabilidade de o presidente Michel Temer não terminar o mandato aumentou de 10% para 20%, na avaliação da Eurasia Group. Para a consultoria de risco político, ainda é “muito improvável que Temer caia”, mas o risco está em alguma medida em alta, devido ao perigo de inquietação social sustentada e ao escândalo crescente da Operação Lava-Jato. “Dito isso, o Congresso continua a apoiar Temer, e o governo vai provavelmente aprovar no ano que vem uma reforma da Previdência”, diz a Eurasia em relatório.

A consultoria nota que, a depender das estimativas, entre “100 mil e 400 mil” pessoas ocuparam as ruas no fim de semana, para “protestar contra a corrupção” e as tentativas do Congresso para barrar as investigações da Lava-Jato. De acordo com a Eurasia, a revolta do público foi dirigida principalmente ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), visto como o arquiteto da manobra. “Não houve quase nenhum pedido para a saída de Temer, uma vez que os movimentos de esquerda estavam ausentes [das manifestações].”

Apesar disso, os protestos colocam Temer num terreno instável. “Embora os números não tenham chegado perto dos maiores protestos contra Dilma Rousseff (que variaram de três milhões a seis milhões), essas foram as maiores manifestações durante o mandato do presidente”, nota a Eurasia. Mais do que isso, o governo já enfrenta pressões significativas da economia, que dá sinais de que terá uma recuperação muito lenta em 2017, além de haver “uma grande nuvem sobre a classe política”, devido à delação premiada fechada por cerca de 80 executivos da Odebrecht na semana passada.