Apoie o DCM

Como evitar que a Lava Jato tenha o mesmo fim trágico da Mãos Limpas?

O que fazer para que a Lava Jato não tenha o mesmo fim da operação que a inspirou, a italiana Mãos Limpas? É a pergunta que faz o cientista político André Singer em sua coluna na Folha. A Mãos Limpas, lembra ele, foi dar em Berlusconi, símbolo de corrupção.

Trechos:

Convém guardar algumas cautelas com relação aos desdobramentos especificamente políticos do episódio. De acordo com o reportado pelo jornalista Mario Cesar Carvalho (Folha, 15/11), o modelo dos investigadores é a Mãos Limpas, realizada na Itália no começo dos anos 1990. Como se recorda, naquele país o sucesso da operação acabou por destruir o cerne do sistema partidário, provocando a ascensão de Silvio Berlusconi.

Se os velhos e enraizados partidos italianos pulverizados pela Mani Pulite tivessem sido substituídos por agremiações menos corruptas e mais representativas, a Itália teria se convertido no farol das democracias ocidentais. Mas aconteceu o contrário.

Meses atrás, o historiador Perry Anderson escreveu que hoje “a Itália […] oferece o espetáculo mais conhecido de todos os teatros de corrupção do continente, e sua personificação mais celebrada: Silvio Berlusconi” (“Piauí”, agosto/2014).

Por que uma investida profunda, generalizada e bem-sucedida contra corrompidos e corruptores acabou por gerar o oposto do esperado? O assunto é complexo, mas um dos elementos a ser levado em conta é o descrédito que atinge o conjunto das instituições quando às revelações de corrupção sistêmica não se seguem reformas capazes de aprofundar e ampliar a democracia.

Dou exemplo para tornar o ponto mais claro. Não adianta desbaratar esta ou aquela rede de propinas, por mais vasta que seja, e não mexer nos custos de campanha. Enquanto os comitês eleitorais usarem verdadeiras fortunas para produzir filmes publicitários em quantidade e qualidade suficiente de modo a preencher o horário eleitoral com padrão hollywoodiano, o dinheiro vai sair de algum lugar.

Outras fontes suspeitas de financiamento terão que se formar. O resultado, então, é um rápido aumento do cinismo no eleitorado. Convicto de que a política seria na essência desonesta, o cidadão opta por votar em candidatos que, de algum modo, expressam o seu próprio desprezo pelas instituições.

A Lava Jato precisa seguir. Mas se não formos capazes de agenciar uma reforma política racional, objetiva e consistente para responder ao que ela expõe, temo pelas consequências a longo prazo.