Apoie o DCM

Como uma brasileira perdeu seu filho para o Estado Islâmico

“Eu amo vocês, mas vocês jamais vão me ver de novo”. Assim o jovem Brian de Mulder se despediu de sua irmã e de sua mãe e deixou sua casa na Bélgica, há dois anos, para se juntar à luta armada na Síria. Hoje ele faz parte do Estado Islâmico.

Mulder nasceu há 21 anos, na Bélgica, filho da carioca Ozana Rodrigues Viana, que vive lá até hoje. Criado no Catolicismo, era um jovem europeu como qualquer outro: jogava futebol, admirava o Barcelona e tinha uma relação de carinho com a mãe, mostra seu perfil na TIME.

As coisas começaram a mudar quando Brian completou 17 anos. Dispensado do time de futebol onde jogava, se juntou a jovens marroquinos para jogar bola e acabou conhecendo um líder radical salafista.

Assim Brian de Mulder se transformou em Abu Qassem Brazili. Parou de comprar roupas de marca, passou a rezar cinco vezes ao dia, a respeitar o Ramadã e fez uma circuncisão.

Em entrevista nesta semana, sua mãe conta que achou que tudo seria passageiro. “Deixei que ele fizesse, mas naquela época não sabia que eram os terroristas que estavam exigindo isso”, afirma em relação à cirurgia.

Mulder deixou sua casa em 2012 para lutar na Síria. Desde então, sua tia encontrou um vídeo onde ele aparece empunhando armas e um blog que acompanha os jihadistas belgas publicou uma foto sua, também armado.

A Ozana, Brian disse que tudo isso é encenação e que na verdade ele descasca batatas e cuida de feridos. “Prefiro acreditar nele”, diz a mãe.

Saiba Mais: exame