Apoie o DCM

Condução coercitiva de Pablo Ortellado confirma: Moro fez escola

Moro

A condução coercitiva do professor Pablo Ortellado, determinada por uma juíza responsável pelo processo dos estudantes presos antes de uma manifestação contra Temer, traz à tona o que disse outro juiz, na Conferência Estadual da Advocacia, em Santa Catarina.

Em palestra há cerca de três meses, ele disse que surgiu um novo processo penal, a partir da experiência da Lava Jato, e orientou os advogados se prepararem para enfrentá-lo. Não basta conhecer os códigos, é preciso entender de negociação. É preciso conhecer a teoria dos jogos, do matemático Prêmio Nobel John Nash.

O que acontece em Curitiba “não é uma realidade longínqua. É alguma coisa que acontece, que vai chegar”. Alguém liga para o escritório do advogado, diz que um parente foi conduzido coercitivamente ou alguém foi preso preventivamente. “E você vai procurar quem para se informar?”, pergunta.

“Não vamos transformar nosso processo penal no lugar do mais espertalhão. Mas existem hoje muitos espertalhões trabalhando no processo penal nessa nova modalidade que é a negociação. E quanto mais informação qualificada você tiver dos jogadores. Quanto mais você souber o que é uma jogada, uma jogada dominada, como é que se troca informação, como é que se negocia, você pode ter maior êxito”.

Sergio Moro fez escola, para a ruína da Justiça e da democracia.