Apoie o DCM

Confrontos na Ucrânia deixam mortos e pioram clima de negociações de paz

 

Em meio à nova escalada de violência no leste ucraniano, Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia se reúnem nesta quinta-feira em Genebra para tentar debelar a crise. As expectativas para as negociações, no entanto, são baixas.

Três separatistas pró-Rússia foram mortos a tiros em um confronto com as forças ucranianas em Mariupol, perto do Mar Azov, segundo o ministro do Interior da Ucrânia.

Em um post no Facebook, Arsen Avakov disse que cerca de 300 separatistas atacaram uma unidade militar em Mariupol durante a noite, jogando bombas de gasolina, e as tropas abriram fogo.

As potências ocidentais dizem que a Rússia está ajudando os ativistas pró-Rússia a ocuparem edifícios no leste da Ucrânia. A divisão política no país levou à deposição do presidente em fevereiro e à pior crise entre os Estados Unidos e a Rússia desde a Guerra Fria.

A posição da Rússia sobre a Ucrânia oriental e a anexação da Crimeia em março continuam a causar preocupação nos países membros da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) com países de minorias de língua russa, como a Letônia e Estônia.

Por causa disso, a organização anunciou na quarta-feira que estava reforçando as defesas dos seus membros orientais.

 

SAIBA MAIS

BBC BRASIL