Apoie o DCM

Covarde, Temer responsabiliza ministro por portaria do trabalho escravo: “Não foi ato meu!”

 

Segundo o Valor, o governo federal deve modificar a portaria que afrouxa a fiscalização do trabalho escravo.

Diz o jornal:

No sábado, durante almoço no Refúgio Ecológico Caiman, Mato Grosso do Sul, o presidente Michel Temer disse em rápida conversa com o Valor que o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, negocia modificações no texto da portaria com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Temer já havia dito na semana passada que eles estavam tratando a respeito da criação de uma delegacia específica sobre esse tipo de violação. Agora, afirmou que trabalham na caracterização.

“Ele [Nogueira] já fez duas conversas com ela [Dodge] para verificar quais as eventuais modificações que devam ser feitas. Não para revogar a portaria, mas quais as modificações de modo a caracterizar exatamente o que é o trabalho escravo”, disse o presidente. “Vamos fazer isso com muita tranquilidade. São coisas que ajustam os vários setores. Acho que vai dar certo”.

E então Temer tentou tirar o corpo fora da barbaridade, responsabilizando seu subalterno, como se não soubesse de nada:

Antes de fazer essas afirmações, Temer ressaltou que a responsabilidade pela portaria não foi dele. “Na verdade, não foi ato meu, do presidente. Mas uma portaria do ministro [do Trabalho]”, disse. O pemedebista almoçou um churrasco no hotel fazenda após, em evento oficial, assinar a criação de uma norma que permite a conversão de multas do Ibama em prestação de serviços ambientais por parte de empresas infratoras.