Apoie o DCM

Cunha faz churrasco de bota fora da residência oficial da Câmara

Do Valor:

 

O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) decidiu oferecer nesta quarta-feira um churrasco para encerrar sua temporada na residência oficial da Câmara. O almoço aconteceu no jardim da casa, onde foram instaladas mesas para receber os convidados – entre eles funcionários da residência oficial e a equipe de segurança que atendeu Cunha durante sua gestão à frente da Casa. Eles foram recepcionados ao som de música ao vivo.

Localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília, a casa se transformou no escritório de Cunha desde o dia 5 de maio, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu afastar o peemedebista do mandato e da presidência da Câmara sob acusação de que ele atrapalhava as investigações contra ele na Justiça e seu processo de cassação. No esteio da Lava-Jato, a casa foi alvo de busca e apreensão no fim do ano passado.

Sem poder comparecer ao Congresso, ele passou a usar o local para receber os aliados que ajudam a discutir estratégia para tentar dificultar sua cassação e também seus advogados para tratar das defesas nos processos judiciais. Após renunciar ao cargo de presidente da Câmara, em 7 de julho, Cunha perdeu o direito de continuar ocupando o imóvel. Ele tem até o dia 6 de agosto para se mudar.

O prazo foi dado pela Mesa Diretora da Câmara, após Cunha renunciar à presidência e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem rompeu, ser eleito como seu sucessor. O peemedebista deverá se mudar nos próximos dias para um apartamento funcional, cedido pela Câmara, em Brasília.

O cardápio do churrasco ficou a cargo do Degustare Buffet, que foi contratado para preparar a comida. A empresa exibe em seu site que entre seus clientes estão a Petrobras e a Caixa -o deputado é acusado de participar de esquema de corrupção na empresa e no banco-, além do Banco do Brasil, o Congresso Nacional, e embaixadas.

Cunha disse que reuniu apenas funcionários da residência oficial para se despedir. O deputado também assegurou que está pagando as despesas. A mulher do deputado afastado, Cláudia Cruz, também participa do evento.