Apoie o DCM

Cunha levava B.O.s de ex-relator de Conselho de Ética no bolso do paletó

Do Estadão:

 

O material obtido na operação de busca e apreensão feita na terça-feira nas residências do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, subsidiou o pedido de afastamento apresentado Procuradoria-Geral da República nesta quarta-feira. Entre os itens apreendidos pela Política Federal estão recibos de transações suspeitas, contratos e documentos que comprovam contas no exterior, pastas que reforçam a influência de Cunha sobre parlamentares e papéis que trazem informações de operações investigadas como a aquisição da Petrobras no campo de Benin, na África.

A PF apreendeu no bolso do paletó de Cunha o boletim ocorrência em que o deputado Fausto Pinato, ex-relator do processo instaurado no Conselho de Ética, relata crime de ameaça. Para a PGR, o “interesse incomum” de Cunha pelo documento reforça a suspeita em torno da atuação do peemedebista para pressionar o então relator do processo.

Cunha também estava de posse de um segundo boletim de ocorrência em que o deputado Pinato é suspeito de estar envolvido no cometimento de contravenção penal. “Aqui o interesse do Eduardo Cunha possivelmente era conhecer a extensão dos fatos supostamente desonrosos envolvendo o deputado Fausto Pinato para que pudesse, de alguma maneira, constrange-lo caso levasse adiante o intento de prejudicar o Eduardo Cunha junto ao Conselho de Ética”, argumenta o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

No quarto de Cunha e sua esposa, Claudia Cruz, que também é investigada, foi encontrado uma folha impressa com informações sobre a aquisição da Petrobras no campo de Benin, operação que teria supostamente gerado pagamento feito em uma das contas encontradas na Suíça. A PF recolheu ainda um documento impresso da IMG Academy, que figura como beneficiária de pagamentos da conta Köpek da Suíça. “Numa demonstração clara da vinculação de Eduardo Cunha a esta conta”.