Apoie o DCM

Cunha pede dinheiro a empresas até para outros candidatos, diz Folha

A Folha traz um perfil de Eduardo Cunha, cotado para ser presidente da Câmara. Uma das revelações é que Cunha pede a empresas doações para outros candidatos além dele. Com isso, monta uma “uma cadeia de agradecimentos”.

Trechos:

O executivo de uma grande empresa disse à Folha que este ano recebeu de Cunha pedido para fazer doações a um grupo de 20 a 30 candidatos a deputado, a maior parte do Rio, de Minas Gerais e do Nordeste.

Foi assim que o líder do PMDB montou “uma cadeia de agradecimentos” dentro do Congresso, segundo o executivo, que não quis ter seu nome publicado nem contar a quantos indicados de Cunha deu dinheiro.

A lista de beneficiários inclui até rivais que já lhe fizeram oposição dentro do partido, como os deputados Gastão Vieira, do Maranhão, e Renan Filho, de Alagoas.

Renan ganhou a presidência de uma comissão que cuidou da Copa. Gastão recebeu R$ 300 mil para sua campanha. “Ele ajudou todo mundo”, afirma o parlamentar.

Cunha conta que boa parte das doações que recebe são feitas por empresas que ele defende no Congresso “quando há afinidade nas propostas”. Muito procurado por grandes companhias, faz adendos em medidas provisórias e trabalha para agilizar a aprovação ou a derrubada de leis.

“Este ano não tive dificuldade para captar. Até sobrou dinheiro na minha campanha”, diz Cunha. “Na maioria das vezes são as empresas que me procuram. Até porque tenho a mesma visão delas”.

Este ano, o líder do PMDB recebeu R$ 6,8 milhões dos bancos Bradesco, BTG Pactual, Safra e Santander, e de empresas como Vale, Ambev e Coca-Cola.