Apoie o DCM

Defesa de Lula cobra áudios e vídeos de palestra de Moro na Petrobras e pergunta se ele recebeu cachê

Do Uol:

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou nesta segunda-feira (11) novo pedido de suspeição contra o juiz Sergio Moro, responsável pelas decisões em primeira instância da operação Lava Jato no Paraná. Desta vez, os advogados alegam que Moro deve se afastar dos processos contra o petista por ter dado orientações à Petrobras, que é parte interessada nas três ações que correm contra ele em Curitiba.

Na última sexta-feira (8), o juiz esteve acompanhado de seu colega Marcelo Bretas, responsável pelas decisões judiciais da Lava Jato no Rio, durante participação em evento sobre compliance.

Os advogados de Lula, que já haviam questionado a visita de Moro à Petrobras na semana passada.

A defesa lembra que, um dia antes de visitar a Petrobras, Moro aceitou pedido do MP (Ministério Público) para incluir a Petrobras como Assistente de Acusação “ao fundamento de que ‘se a corrupção ocorreu no âmbito de contratos da Petrobras, afetando custos e integridade destes, a empresa estatal tem a condição de vítima'”. “Passou a ser parte formal, pois”, diz a petição.

Na petição, os advogados fazem três pedidos a Moro: a suspensão do prosseguimento do processo; a suspeição (isto é, o afastamento) do magistrado do caso; e a declaração sobre se ele recebeu alguma recompensa para participar do evento da Petrobras. A defesa solicita ainda que a própria empresa disponibilize áudios e vídeos da visita e explique se pagou pela participação de Moro.

(…)

Moro na Petrobras