Apoie o DCM

Delator confirma pagamento de propina em audiência vista por Cunha

Do globo:

O delator Júlio Camargo confirmou nesta segunda-feira, diante do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, num primeiro momento, negou que o ex-presidente da Câmara fosse o beneficiário de propina de um contrato para fornecimento de navio-sonda para a Petrobras por medo de retaliação. A declaração foi feita durante audiência de uma das ações em que Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

O depoimento de Camargo foi prestado na sede da Justiça Federal em São Paulo a portas fechadas. Cunha não falou, apenas exerceu o direito de acompanhar a audiência. De acordo com um procurador que presenciou o depoimento, o delator afirmou que temia que o ex-presidente da Câmara prejudicasse seus negócios e também os seus familiares no “campo social”.

A audiência durou mais de cinco horas. No final, Cunha saiu pela garagem, sem dar declarações. Júlio Camargo também não falou com os jornalistas. Ao juiz, o delator reafirmou que intermediou o pagamento de US$ 5 milhões ao deputado afastado, com recursos oriundos de um contrato de fornecimento de navio-sonda para a Petrobras. Essa foi a primeira ação em que Cunha se tornou réu.

Parte do dinheiro, cerca de R$ 300 mil, foi paga com a locação de aviões particulares para servir a Cunha. Para provar, Camargo entregou à força-tarefa da Lava-Jato três notas fiscais do pagamento feito. Por isso, a audiência de ontem também serviria para ouvir o empresário Ricardo Gobbetti, sócio da Global Táxi Aéreo, empresa que cedeu os aviões para Camargo repassar a Eduardo Cunha.

(…)