Apoie o DCM

Desembargador que libertou ativistas diz que MP ‘reprime pobres’

O desembargador Siro Darlan não nega a fama de polêmico. Pelo contrário. Em conversa por telefone com a bbc, o homem que concedeu habeas corpus a 23 ativistas acusados de promover violência em protestos afirmou que o Ministério Público fluminense “é eficiente na repressão do povo pobre e negro” e que os instrumentos de segurança hoje são “mais invasivos” do que na ditadura.

Ele também reclamou da imprensa brasileira. “A grande mídia é financiada pela publicidade oficial. Em contrapartida, dá cobertura a esses interesses.”

Denunciados pelo MP, os manifestantes, agora em liberdade provisória, são acusados de formação de quadrilha armada. De acordo com a polícia, o grupo estaria à frente de organizações que se articulariam para promover e estimular confrontos com policiais nas manifestações.

“O direito à livre manifestação é fundamental”, argumenta o desembargador, para quem a tecnologia está “sendo usada para a segurança, em detrimento dos direitos constitucionais”.
“Estamos sendo fiscalizados, ouvidos, escutados por uma polícia que procura saber sobre a vida de qualquer um”, diz. “Provavelmente o que estou falando agora é motivo de escuta.”

Saiba Mais: bbc