Apoie o DCM

Dia da Mentira: promessas de Geraldo Alckmin são tema de ação do Greenpeace

Do site do greenpeace:

“Não falta água em São Paulo, não vai faltar água em São Paulo”. Quem passou pela esquina da avenida Paulista com a Rua da Consolação no início da noite de 1° de Abril, o Dia da Mentira, deparou-se com a projeção da cena de Geraldo Alckmin garantindo o abastecimento hídrico no Estado na época de sua campanha eleitoral. Evidentemente, o governador não disse a verdade.

A promessa foi reproduzida repetidamente em cenas projetadas na parede do edifício Anchieta, no encontro das famosas avenidas. O vídeo também apresentou dados sobre a situação atual da crise hídrica, e demandou o fim dos descontos a grandes consumidores que pagam menos para consumir mais água.

A ação destacou a responsabilidade do governador Geraldo Alckmin na crise e fortaleceu a atual campanha do Greenpeace que exige que a Sabesp e o Governo do Estado quebrem os contratos de desconto que beneficiam 537 instituições.

Juntas, elas consomem cerca de 2,25 bilhões de litros de água por mês, o suficiente para atender cerca de 400 mil pessoas. Com o fim dos benefícios, o Greenpeace estima que a Sabesp poderia arrecadar pelo menos R$140 milhões a mais por ano, em um momento no qual a empresa passa por dificuldades financeiras e precisa investir na melhoria dos serviços à população.

“Infelizmente a gestão da crise da água em São Paulo vem sendo marcada por graves mentiras e injustiças”, comenta Pedro Telles, porta-voz da campanha de Clima e Energia do Greenpeace. “Enquanto a Sabesp e o Governo do Estado cogitam aumentar novamente o preço da água para a população, é inaceitável que grandes empresas continuem recebendo descontos para consumir mais”.

No site www.aguaparaquem.org.br o Greenpeace incentiva os cidadãos a enviarem emails diretamente ao Palácio dos Bandeirantes e à Sabesp, pressionando pelo fim dos descontos.