Apoie o DCM

Dilma abre campanha com Pezão no Rio e irrita PT, que recorre a Lula

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, inaugurou sua campanha na noite desta quinta-feira ao lado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com afagos mútuos. A decisão irritou integrantes do PT do Rio e membros da campanha de Lindberg Farias (PT), que apostam no apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma reuniu-se com prefeitos (entre eles dez do PT), deputados vereadores e políticos do Estado, a fim de reduzir a adesão à campanha de Aécio Neves (PSDB) no Rio por partidos da base do governo federal. No encontro, fez rasgados elogios a Pezão, mas evitou declarar apoio abertamente.

“Descobri no Pezão uma grande humanidade. Tem uma característica que para nós é imprescindível, sem a qual não conseguiríamos governar”, disse a presidente.

Aliado ao PSDB no Rio, o governador foi mais enfático na declaração de apoio a Dilma. Ele buscou distanciar-se do movimento “Aezão” – em defesa a Aécio e Pezão – liderado pela cúpula do PMDB fluminense.

“A senhora foi a maior amizade que fiz na política. Nada nos separa”, disse Pezão.

O evento lotou a churrascaria Oásis Dutra, em São João de Meriti (Baixada Fluminense), com capacida de para 300 pessoas.

Sem a companhia da presidente, Lindberg evitou comentários. “Não quero dar nenhuma declaração sobre esse encontro”, disse o senador.

Integrantes da campanha de Lindberg criticaram a decisão da campanha de Dilma em colar sua imagem a Pezão no início da corrida eleitoral. O senador deve se encontrar com Lula para discutir sua participação na campanha. O presidente do PT, Rui Falcão, vai encontrar os três candidatos para discutir a intricada aliança.

“O Lula me conhece desde garoto. Sempre conversei muito com ele. Ele tem uma preocupação muito grande com a renovação do PT não só no Rio como no Brasil. Ele quer ver novos quadros no partido”, disse Lindberg.

Saiba Mais: valor