Apoie o DCM

Dilma: Levy foi ‘infeliz’ ao criticar política de desoneração

Do g1:

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado no Uruguai que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi “infeliz” ao declarar que a “brincadeira” da desoneração da folha de pagamento de segmentos empresariais custa R$ 25 bilhões por ano e é “extremamente cara”.

Levy fez o comentário nesta sexta-feira, ao anunciar uma redução na desoneração, que, para ele, “não deu os resultados que se imaginava” e não serviu para proteger o nível de emprego. Segundo o ministro, em um momento em que a economia está se ajustando, as empresas também “vão ter de se ajustar”. Para ele, o setor empresarial vai descobrir novos caminhos para continuar crescendo com menos transferências e renúncias fiscais do governo.

Dilma contestou a declaração do ministro durante entrevista em Colonia do Sacramento, no Uruguai, antes de participar da inauguração de um parque eólico resultante de parceria entre as estatais brasileira Eletrobras e uruguaia UTE.

“Acredito que a desoneração da folha foi importantíssima – e continua sendo. Se ela não fosse importante, nós tínhamos eliminado e simplesmente abandonado. Acho que o ministro foi infeliz no uso do adjetivo. Agora, o fato é que tanto o ministro como todos os setores estão comprometidos com uma melhoria das condições fiscais do país”, declarou Dilma.