Apoie o DCM

Dos Brics, Brasil investe 2ª maior cota do PIB em educação

O Brasil é o segundo país que gasta maior cota do Produto Interno Bruto (PIB) em educação entre os cinco principais emergentes.

O investimento era de 5,8% do PIB em 2012, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgado nesta segunda-feira, 22.

O levantamento considerou os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O patamar deve atingir 10% do PIB na próxima década, como prevê o Plano Nacional de Educação, sancionado em junho.

No grupo, a maior fração do PIB investida na educação em 2012 foi a sul-africana, com 6,6%. As parcelas foram 4,1% na Rússia, 3,7% na China e 3,4% na Índia.

O relatório aponta que, no caso de Índia e China, as cotas do PIB usadas na educação são baixas, o que é compensado pelo alto nível de produção desses países nos últimos anos.

Na despesa do governo com educação, o Brasil é o terceiro, com 14,6% do total, atrás da África do Sul (20,6%) e China (16,3%).

O investimento por aluno, no entanto, ainda é bastante baixo. Isso acontece, de acordo com o relatório, pela dimensão populacional dos emergentes.

A ajuda internacional na área, diz a Unesco, também deve recuar nos próximos anos como consequência do desenvolvimento econômico dos cinco países.

Segundo o documento, houve considerável progresso na oferta de educação primária e secundária nesses países, majoritariamente pelo sistema público.

A Unesco aponta que o Brasil tem desempenho nas avaliações internacionais de aprendizagem próximo aos vizinhos latino-americanos, mas que houve franco progresso nos resultados de Matemática nos últimos anos.

Saiba Mais: exame