Apoie o DCM

Em rede social, Fernando Haddad critica policiamento na cracolândia

Captura de Tela 2014-11-21 às 09.38.48
Usuarios de crack em nova favela que surgiu na cracolândia, na região da Luz, centro de São Paulo

A conta no Twitter do prefeito Fernando Haddad (PT) amanheceu nesta quinta-feira (20/11) com uma dura crítica ao policiamento na cracolândia: “Crack: cobram da União a fiscalização de 17 mil km de fronteiras contra a droga, mas as polícias locais não controlam um quarteirão da LUZ”.

O tuíte foi feito após o ressurgimento de uma favela nas ruas da Luz e apontar o aumento do fluxo –espécie de feira pública de crack, em que o usuários e traficantes se misturam.

O crescimento se deu apesar dos programas sociais da prefeitura (Braços Abertos) e do Estado (Recomeço). Para o prefeito, a falta de policiamento contribuiu para isso.

O comandante do policiamento da capital, Glauco Carvalho, rebateu, dizendo que o local tem “o maior efetivo por metro quadrado do Estado”.

O Secretário da Segurança do Estado, Fernando Grella Vieira, afirmou, em nota, que a prefeitura já criticou “reiteradamente a ação das polícias na cracolândia, chamando-a inclusive de ‘lamentável'”.

Adotou, porém, um tom conciliador. “Para termos sucesso [no combate ao tráfico], seguimos dispostos a unir esforços com o governo federal, a Prefeitura de São Paulo e dos demais municípios.”

Saiba mais: Folha