Apoie o DCM

Em referendo gregos rejeitam medidas de austeridade

Do dw:

As primeiras projeções divulgadas pelas televisões gregas após o fechamento das urnas do referendo deste domingo (05/07) apontam para uma vitória (…) do “não” às propostas dos credores do país em troca de ajuda para pagar a dívida da Grécia.

Com cerca de 30% das urnas apuradas, estimativas indicam que cerca de 60% da população rejeitou as medidas de austeridade apresentadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia. Milhares de pessoas acompanharam a apuração dos votos nas ruas de Atenas.

Segundo a agência de noticias grega AMNA, a participação nas urnas foi de cerca de 65%, similar à das eleições gerais, em janeiro. O referendo ocorreu sem incidentes. Os mais de 19 mil locais de votação abriram às 7h (horário local).

Em entrevista à televisão pública, o ministro adjunto da Segurança Social, Dimitris Stratulis, disse que as pessoas disseram “não à campanha do medo”, rejeitando a proposta dos credores, o que fortalece a posição do governo nas negociações.

(…)