Apoie o DCM

Empresa com vestiário e bicicletário pode ter desconto no IPTU em SP

271621-970x600-1
As empresas que criarem vestiários e bicicletários em São Paulo poderão ter desconto no IPTU, um dos principais impostos municipais.

A medida faz parte de um pacote de incentivos da prefeitura para companhias sustentáveis, que deve ser lançado até o fim do ano, e reforça uma das bandeiras da gestão Fernando Haddad (PT): a implantação de ciclovias.

Batizado de IPTU Verde, a ideia é dar um bônus para empresas que aumentarem áreas verdes, reutilizarem água ou estimularem o uso de bikes por seus funcionários.

O projeto ainda está em discussão dentro da prefeitura, que criou um grupo de estudos específico sobre sustentabilidade para debater o tema.

ATUAÇÃO CONJUNTA

“Existe uma comissão estudando isso. É possível aprovar a qualquer momento e dar o desconto”, afirmou o prefeito Haddad.

De acordo com ele, a Câmara também tem uma comissão que analisa o tema.

Por isso, o prefeito propõe que esses dois grupos trabalhem conjuntamente para apresentar uma proposta única sobre o abatimento no imposto municipal.

Um projeto de lei semelhante já tramita na Câmara.

De autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), a proposta pretende instituir o programa Vou de Bicicleta, que prevê desconto de 10% para empresas “amigas do ciclista”.

A ideia é estimular e identificar empresas que incentivem funcionários e clientes a utilizarem a bike como meio de transporte.

O projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e Legislação Participativa.

Antes de ir ao plenário para ser votado, deve passar por outras comissões.

A vereadora poderá, no entanto, propor uma votação em caráter de urgência para acelerar a tramitação, segundo seu assessor jurídico, Leonardo Branco.

“Se passar por todas as comissões, dificilmente sairá neste ano. Mas, como ela vai propor prioridade para este projeto, haverá uma avaliação conjunta das comissões, o que acelera o trâmite.”

AGÊNCIA

Mesmo sem incentivos, algumas empresas já se mobilizam para estimular o uso das bikes entre os empregados.

Marcello Trzmielina é um entusiasta das duas rodas. Diretor de uma empresa de comunicação, ele criou um bicicletário para seus funcionários justamente porque via que poucas empresas tinham esse recurso.

Há três anos no mercado, a Holos Media tem um local específico para que os empregados guardem as bikes e se troquem depois da pedalada.

A agência, que fica em Pinheiros, na zona oeste, têm dez funcionários, dos quais cinco usam diariamente a bicicleta para trabalhar. “Como sempre quis ir de bike para as empresas que trabalhei, fiz questão de ter esse esquema.”

Saiba mais: Folha