Apoie o DCM

Empresa de novo ministro do Esporte é fornecedora de material para a Olimpíada

Da Folha:

 

O novo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), 35, manteve pouca relação com o setor nos seus quatro mandatos na Câmara.

Com a Olimpíada, o principal vínculo foi forjado pela mineradora Tamoio, da qual a empresa de sua família, a Agrobilara, é sócia.

Ela é fornecedora de brita para ao menos duas obras dos Jogos: o Parque Olímpico da Barra e a Transolímpica, corredor rápido de ônibus entre Barra e Deodoro.

Em nota, sua assessoria negou conflito de interesses.

“O Ministério do Esporte não contrata obras. As obras para as Olimpíadas já estão concluídas e foram gerenciadas pelo Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico do Brasil e pela Prefeitura do Rio”, diz a nota.

Picciani chega ao cargo após o presidente interino Michel Temer decidir dar ao PMDB-RJ a pasta ligada aos Jogos. A direção regional da sigla, com maior número de deputados, aderiu ao impeachment dias antes da votação na Câmara.

O ministro, contudo, votou contra a instauração do processo. Ele não vê contradição ao assumir um cargo no novo governo.

“Meu voto no impeachment foi calcado no meu entendimento jurídico na comissão. No entanto, fui voto vencido. A matéria avançou e eu pertenço ao PMDB, filiado desde os meus 16 anos. No momento em que o PMDB tem essa tarefa com o país, tenho de me somar aos meus companheiros do partido, de modo que o sucesso do governo do presidente Temer possa ser o sucesso do país”, disse, à “Agência Brasil”.