Apoie o DCM

Equipe de Aécio admite uso de aeroporto

A equipe de campanha do candidato ao Planalto Aécio Neves (PSDB) produziu um documento no qual reconhece “voos ocasionais para a pista de Cláudio (MG)”. A manifestação ocorre após a imprensa ter publicado que o governo mineiro gastou R$ 14 milhões para construir o aeroporto dentro de um terreno desapropriado da fazenda de um tio-avô de Aécio. Segundo a resposta da equipe do tucano, as operações ocasionais em aeroportos não homologados seriam permitidas de acordo com norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Os voos realizados pelo presidenciável Aécio Neves para a pista em Cláudio/MG foram feitos totalmente em conformidade com a legislação vigente. Trata-se de operações denominadas operação ocasional”, diz o texto da campanha que foi produzido a pedido do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), segundo o jornal.

Segundo a norma citada pela nota, o operador do helicóptero poderia utilizar o local “desde que tenha tomado as providências cabíveis para garantir a segurança da operação da aeronave”. Já a Anac diz que esse trecho do regulamento “só é válido para operações realizadas exclusivamente por helicópteros (aeronaves de asa rotativa), e em helipontos ainda não homologados”.

Ainda de acordo com agência, tais aeroportos só podem ser utilizados para casos de “emergência em voo, para evitar incidente/acidente”. A assessoria de Aécio não respondeu se ele utilizou aviões ou helicópteros.

Saiba Mais: terra