Apoie o DCM

Estudantes de SP voltam a ocupar escola Fernão Dias

Da folha:

Símbolo do movimento de ocupação contrário à reorganização escolar pretendida pelo governo Alckmin (PSDB), a Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, voltou a ser ocupada por estudantes neste sábado (30).

O movimento teve início às 3h. Segundo os estudantes, no início da ocupação, um grupo de policiais militares teria jogado spray de pimenta contra eles na frente da escola. “Uma forma de intimidação”, disse a estudante Manuela Day, 15.

Os alunos não registraram boletim de ocorrência. Segundo a Polícia Militar, a ocupação foi pacífica e não havia registro de confrontos.

O movimento deste sábado é articulado por cerca de 80 jovens de diversos colégios estaduais de São Paulo.

De acordo com o estudante Guilherme Augusto da Silva, da Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira, na zona sul, eles protestam contra “a reorganização disfarçada das escolas, que tem fechado salas, contra cortes orçamentários na educação e por melhorias na merenda escolar”.

A todo momento, mais estudantes têm chegado à unidade. Cartazes que estampam reivindicações como “cadê a merenda?” foram colocados no portão do colégio.

O representante da pasta da educação, Nonato Miranda, esteve no local e foi vaiado pelos estudantes. Ele disse à Folha que aguarda uma posição do movimento para iniciar o diálogo.

“Eles disseram que estamos fechando salas deliberadamente, mas na Fernão Dias, por exemplo, o que falta são alunos”, afirmou.

Os alunos estão em assembleia desde as 11h deste sábado para definir os próximos passos da manifestação.

A ocupação da escola Fernão Dias engrossa o descontentamento dos estudantes em relação às condições de ensino na rede estadual paulista.

(…)