Apoie o DCM

Ex-diretor culpa a internet pelo fim da MTV Brasil

No recém-lançado “MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar!” (Panda Books, 160 págs., R$ 35,90), Zico Goes se propõe a fazer um relato pessoal de sua longa experiência na emissora, contando casos que testemunhou ao longo de 20 anos, mas também buscando explicar o que deu errado.

Goes trabalhou na MTV entre 1991 e 2008. Voltou em 2011 e ficou até o fim, em setembro de 2013. Diretor de programação por muitos anos, é uma figura altamente credenciada para as duas tarefas.

A tese principal, mencionada uma dezena de vezes ao longo do livro, é que a MTV fracassou por culpa da internet. “A grande vilã”, como chama Goes, teria sido responsável pelo decadência do principal produto da emissora, os videoclipes, pela derrocada das gravadoras, levando-as a perder o interesse em levar artistas para gravar o formato “Acústico”, e ainda pela queda nas receitas com publicidade.

Goes lembra que a MTV americana também enfrentou dificuldades por causa da disseminação do uso da internet, mas conseguiu se reinventar. Mas não sabe dizer por que a MTV brasileira não fez o mesmo.

Além de culpar a internet, o autor enxerga um erro importante na estratégia de programação da MTV, ocorrido justamente no período posterior à sua saída, em 2008. Naquele ano, a Abril comprou a última parte da emissora ainda em mãos da Viacom, americana, e se tornou a única dona do canal.

Segundo Goes, o presidente da empresa cobrou: “Vocês tem a obrigação de manter o nível e entregar números para a Abril.” Para piorar, diz, “isso acabou coincidindo com uma mudança errada na programação a partir de 2009, momento em que a MTV decidiu ser mais generalista e menos cool.”

Se as explicações são frágeis, o mesmo não se pode dizer das histórias de bastidores que Goes conta. “MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar!” é repleto de causos divertidos, a começar pelo protagonizado por Caetano Veloso, cuja reclamação, ao vivo, serve de título ao livro.

“MTV, Bota Essa P#@% Pra Funcionar”, em resumo, conta boas histórias sobre um canal que marcou uma geração de jovens brasileiros, mas não ajuda muito a entender o que deu errado.

Saiba Mais: uol