Apoie o DCM

Exposição recebe ameaça por causa de obra com Jesus que nem é exibida

De Nelson Leirner

Do UOL:

A exposição “Contraponto”, cuja abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) no Museu Nacional da República (DF), vem revoltando católicos há alguns dias por mostrar representações de Jesus e da Virgem Maria com balas de revólver acopladas em seus corpos. Acontece que tal obra não está, de fato, exposta no museu.

Chamada de “Bala Perdida”, a imagem faz parte do acervo de Sérgio Carvalho, que separou um pedaço de sua coleção para a nova mostra, mas a obra que vem causando discursos raivosos na internet — uma representação do Sagrado Corações de Jesus e do Imaculado Coração de Maria — não entrou nesta lista.

“O trabalho é de Nelson Leirner e foi exposto nos anos 90”, disse a produtora da 4ART, Daiana Castilho, que explicou ao UOL a intenção da obra: “Ela faz uma relação com a violência do Rio de Janeiro e a ideia é que qualquer um pode ser alvo, inclusive Jesus”.

Uma petição online para o cancelamento da exposição “Contraponto”, organizada pelo Movimento Legislação e Vida, já tinha reunido quase 5 mil assinaturas desde a publicação desta nota. “A exposição contém obras que atentam contra o art. 208 do Código Penal, por ‘vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso’, por representar cenas eróticas e grotescas de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora”, define o movimento.

Daiana reitera que nenhuma obra na exposição “Contraponto” fere qualquer crença religiosa e, com a polêmica, a produtora 4ART vai convidar a Arquidiocese de Brasília para visitar a mostra. “[A intenção] É que seja feita uma nota conjunta, para que a Arquidiocese acalme as pessoas, porque as postagens estão divulgando discursos de ódio e sequer visitaram a exposição”.