Apoie o DCM

Gilmar acusa juízes de chantagem e chama Serra, Malan e Parente de “gente do melhor quilate”

Gilmar Mendes rasgou a toga em sessão do TSE nesta terça, dia 18. Segundo a Folha, ele acusou juízes e integrantes do Ministério Público de usarem a Lei da Ficha Limpa para chantagear políticos. Não citou nomes.

Falou Gilmar:

. “Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a lei da Ficha Limpa, essa é a realidade[…]. Há abuso de poder[…]. Ao empoderarmos determinadas instituições, estamos dando a elas um poder que elas precisam para fazer esse tipo de chantagem”.

. “Nós erramos ao fazer essa ação [do Proer] voltar, porque é um escândalo, uma ação que salvou o país […]. E aí, as pessoas ficam expostas a essa assanha de pessoas que não entendem nada de política pública, que não sabem nada do que se está fazendo e aí saem a palpitar”.

. “Ou seja, gente do melhor quilate, como Serra, como Malan e Parente estão submetidas à ação de improbidade até hoje, enquanto esses ladravazes estão soltos”.

Gilmar foi advogado-geral da União no governo FHC, que o indicou ao STF. Malan, Serra e Parente respondem a processo de improbidade no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), de 1994.